Edição do SCORM desconfigura peso da nota no Moodle

Edição do SCORM desconfigura peso da nota no Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Ao mapear os relatos dos problemas do Moodle pela comunidade, me chamou atenção o seguinte problema:

Ao efetuar cálculo de peso como especifica esse post: http://moodleeduc.blogspot.com.br/2010/12/alterar-configuracao-do-peso-da-nota.html no Moodle 2.5.3 usando uma atividade SCORM na composiçaõ do cálculo,  a configuração funciona normalmente enquanto a atividade SCORM não sofrer edição. Se editar a atividade SCORM que faz  parte da configuração do peso,  o número de identificação do SCORM no peso é apagado. Assim, a configuração do peso deixa de funcionar. 

A primeira hipótese que levantei é que seja uma falha no pacote SCORM. A segunda hipótese é que seja a falha na versão do Moodle. Para solucionar essas hipótese, fez os seguintes testes:


1) Na versão 2.5.3 fiz configuração de um SCORM na composição do peso da nota final. Em seguida, fiz edição da atividade SCORM  e salvei sem alterar nada. Depois disso, fui ver como estava a configuração do peso. Fiquei assustado, estava todo detonado. A chave de identificação do SCORM na nota sumiu e ficou com caracteres estranhos como esse: ##??##.

2) Fiz o mesmo  teste relatado no item 1) na versão 2.7.3 do Moodle, usando o mesmo empacotamento SCROM usado na versão 2.5.3.  Mesmo editando atividade SCORM, a configuração do peso da nota não foi alterada. Nada foi apagado ou detonado. Funcionou beleza. 


A partir desses teste, a conclusão que tirei é que se trata de um erro da versão do Moodle 2.53 e que foi corrigido com a evolução do Moodle. Neste caso a solução é atualizar sempre o Moodle para as versões mais recentes.  Caso tiver  problema similar, use a mesma metodologia para testar. Isso facilita mapear o problema.