Produzir um banco de questão na Plataforma Moodle

Produzir um banco de questão na Plataforma Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Na Plataforma Moodle é possível montar um banco de questão que envolve os seguintes atores: elaborador e revisor. O elaborador produz a questão e o revisor analise e aprova.

A estrutura nativa do Moodle não possibilita efetuar essa organização de forma estruturada. Mas é possível fazer um arranjo de configuração de contexto e permissão que possibilita isso. Vamos imaginar a seguinte situação. Temos 5 revisores e 50 produtores de questão. Cada revisor cuida de revisar questões produzidas por 10 elaborador. O trabalho de cada revisor deve ser isolado um do outro. O mesmo se aplica no trabalho de cada elaborador.  

Para atender essa situação no Moodle, é necessário configurar o Moodle com os seguintes requisitos:

1)      Criar 5 categorias de curso. Em cada categoria será inscrito um revisor com perfil de gerente;

2)      Dentro de cada categoria deve ser criado 10 cursos. Em cada curso deve ser inscrito um elaborador com perfil de professor. A organização deve ser feita para que  cada revisor tenha acesso aos cursos dos seus elaboradores;

3)      Dentro de cada curso, no banco de questão, deve ser criado 3 categorias de questões: Produção, Análise e Revisão. Dentro de cada uma dessas categorias, as questões podem ser organizadas por áreas e subáreas.

4)      O elaborador elabora uma proposta de questão na categoria Produção. Após finalizar a produção, muda a questão para a categoria Análise.

5)      O revisor, ao entrar no ambiente de curso do elaborador, revisa as questões que estão na pasta Análise. Se aprovar, o revisor move a questão para a categoria de curso. Na categoria de curso fica as questões aprovadas.  O elaborador não terá acesso a lista das questões aprovadas já que não tem permissão no contexto da categoria de curso;

6)      Caso o revisor não aprove uma questão, deve muda-la para a categoria Revisão para o elaborador revisar;

7)      O elaborador deve revisar as questões colocadas  pelo revisor na categoria Revisão. Ao revisar, deve novamente mudar para a categoria Análise para o revisor aprovar.

Com essa configuração dá para montar uma estrutura de produção de questões na Plataforma Moodle. Mas o ideal é ter um sistema específico para isso já que o Moodle é uma adaptação.