Separar aluno por turma/grupo no curso do Moodle

Separar aluno por turma/grupo no curso do Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 4

 Se você tem um curso no Moodle e pretende organizar o curso por turmas, e cada turma é um grupo com seu próprio tutor. Se as publicações / interações nas atividades coletivas como fórum e wiki etc  devem ser isoladas para cada turma, isto é, o tutor de uma turma não deve visualização as interações, notas e alunos de outras turmas. Da mesma forma, os alunos de cada turma só devem visualizar os colegas da mesma turma.

               Esse tipo de configuração é possível no Moodle. Para isso, é necessário os seguintes procedimentos:

  • O curso seja configurado com grupos separados;
  • O perfil do tutor no sistema  precisa ser alterado , removendo a permissão do de acesso a todos os grupos. Essa permissão tem a seguinte chave: moodle/site:accessallgroups A configuração pode ser feita no seguinte url: MOODLE_URL/admin/roles/define.php?action=edit&roleid=3

 

Essa configuração é muito usada pelas universidades que oferecem um mesmo curso em diferentes polos. Cada polo é configurado no Moodle como um grupo. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Separar aluno por turma/grupo no curso do Moodle

por Leonardo Jose -

Olá Badiu,

Veja se pode me ajudar:

Tenho a seguinte situação abaixo.

Turmas x Grupos x Disciplinas (cursos moodle)

Hoje em relação a maneira que utilizamos o Moodle que, creio que nosso ponto mais sensível para a gestão do AVA é a relação de oferta das disciplinas (cursos) X turmas. Atualmente, cada turma fica vinculada a uma disciplina, então, se temos por exemplo 10 turmas de uma mesma disciplina, teremos 10 versões desta mesma disciplina com cada atualização e mudança de material da mesma, tendo que ser feita uma a uma, 10 vezes. Cogitamos a possibilidade de trabalhar com uma disciplina e tantos quanto forem as turmas, divididas em grupos separados no moodle, ou seja, o conteúdo seria um só e cada turma um grupo. Como ainda não conseguimos testar a fundo esse modelo de trabalho, se puder nos ajudar com as seguintes questões sobre o comportamento das turmas/grupos:
1. Há isolamento do livro de notas para os professores? Ou seja, se temos os 10 grupos/turmas com 5 professores fazendo a mediação, o livro de notas da disciplina fica aberto para todos eles ou cada um só visualiza o livro de notas da suas turmas.
2. Caso seja preciso, é possível parametrizar datas e outras configurações de forma individualizada, ou seja, por grupos?
3. Nos testes que fizemos com grupos separados, na marcação de webinares pelo BigBlueButton, ele gerou uma seção por grupo, porém, todas no mesmo horário, sabe se existe uma maneira de individualizar a data de agendamento por grupo, que não seja criando um webinar específico para cada um?
 
 
OBS: Via integração tem como fazer isso?
 
Abraços
Em resposta à Leonardo Jose

Re: Separar aluno por turma/grupo no curso do Moodle

por Lino Vaz Moniz -

Leonardo,

Sobre a questão do grupo, segue resposta de cada questão abaixo em azul:

1. Há isolamento do livro de notas para os professores? Ou seja, se temos os 10 grupos/turmas com 5 professores fazendo a mediação, o livro de notas da disciplina fica aberto para todos eles ou cada um só visualiza o livro de notas da suas turmas.

Sim, se configuração das atividades forem feita com grupos separados e o tutor tiver configuração de permissão que restringe visualização de todos os grupos, os tutores visualizarão apenas notas dos alunos da turma que ele está inscrito. O quadro de nota se restringe ao grupo do tutor. Isso se aplica nos demais telas de visualização de dados. 

2. Caso seja preciso, é possível parametrizar datas e outras configurações de forma individualizada, ou seja, por grupos?

Isso já é um fator complicador. As datas são únicas em cada atividades. Até onde sei não há possibilidade de customizar a data de uma atividade para diferentes grupos. O que é possível é criar uma nova atividade e isolar essa atividade para que apenas um grupo visualize. Para efetuar isso é necessário cria um agrupamento, ou seja, grupo de grupo. Vincular a atividade ao agrupamento. Só grupos vinculados ao agrupamento consegue visualizar essa atividade. Essa alternativa se torna complexa de configurar quando há uma grande quantidade de grupos e atividades. 

3. Nos testes que fizemos com grupos separados, na marcação de webinares pelo BigBlueButton, ele gerou uma seção por grupo, porém, todas no mesmo horário, sabe se existe uma maneira de individualizar a data de agendamento por grupo, que não seja criando um webinar específico para cada um?

A alternativa para criar uma atividade  webinares pelo BigBlueButton com datas diferentes para cada grupo é usar o recurso agrupamento. Se tiver 5 grupos, deve ser criado 5 agrupamentos e 5 atividades  BigBlueButton. Cada atividade terá uma data diferente e vinculado a um determinado agrupamento. Cada grupo seria vinculado ao seu respectivo agrupamento. Deste modo, cada grupo visualizará apenas a  atividade  BigBlueButton vinculado ao agrupamento em que o grupo está vinculado. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Separar aluno por turma/grupo no curso do Moodle

por Thiago Azenha -

Boa tarde Lino, tudo certo?!

Sei que o post é antigo... mas estou com um "problema" que se encaixa nesse assunto e gostaria de saber se tem alguma orientação que possa me ajudar. :)

Tenho uma disciplina separada em grupos. Cada grupo representa uma turma diferente. OK

Preciso separar esses grupos por POLOS. Para isso criei agrupamentos que representam os POLOS e dentro deles os grupos que representam as TURMAS. Tudo certo.

O "problema" é o seguinte:
No LIVRO DE NOTAS, ao clicar em "VER/Relatório de Notas" contém apenas o FILTRO de GRUPOS, possibilitando dessa maneira filtrar os alunos de um respectiva Turma.
Porém, preciso filtrar os Alunos de um determinado POLO. Nesse caso, um segundo filtro de AGRUPAMENTO resolveria meu problema.

Sabe me dizer se é possível a disponibilização desse filtro por agrupamento?

Ou teria alguma outra maneira para que eu pudesse realizar esse filtro/separação na mesma disciplina?

Desde já, muuuito obrigado.

Abraço>>>

Anexo Filtro agrupamento.jpg
Em resposta à Thiago Azenha

Re: Separar aluno por turma/grupo no curso do Moodle

por Lino Vaz Moniz -

Thiago, 

Uma alternativa que vejo seria criar um relatório específico com o filtro por agrupamento. Neste caso, fazer filtro de dados diretamente na base de dados. Você pode executar isso, criando um plugin de relatório.