Customizar pacote do idioma do Moodle pela interface gráfica

Customizar pacote do idioma do Moodle pela interface gráfica

por Equipe Badiu (Humberto Lopes) -
Número de respostas: 2

Para customizar pacote do idioma do Moodle pela interface gráfica devemos seguir os seguintes procedimentos:

 

1° Passo – Ativar exibição da chave do string

Para ativar a exibição da chave do string, acessar o bloco administração do site e navegue em  Desenvolvimento / Debugging  ou também acesse diretamente pelo link MOODLE_URL/admin/settings.php?section=debugging

Acessar, marque o campo Mostrar origem das strings de idiomas identificado pelo chave debugging. Feito isso, salve a alteração.

 

 

2° Passo – Ativar exibição do string no url

Com a ativação feita no primeiro passo, agora adicione no url a tela do Moodle que pretende alterar no pacote de idioma o parâmetro strings=1

Se estiver navegando na tela do questionário, o url será MOODLE_UR/mod/quiz/view.php?id=id_do_quiz ao adicionar o parâmetro strings=1 vai ficar assim:

MOODLE_UR/mod/quiz/view.php?id=id_do_quiz&strings=1

O & é necessário para adicionar um novo parâmetro no url.

Ao processar o URL, todas as mensagens no Moodle vão aparecer  desta forma: {chave/módulo}, por  exemplo: {editquiz/quiz}

3° Passo – Personalizar idioma

     No passo anterior, mapeamos a chave e módulo do string que pretendemos alterar. Agora, vamos localizar o string no pacote de idioma. Para isso, acessar o bloco administração do site navegue em  

Idioma /Personalização de idioma ou também acesse diretamente pelo link MOODLE_URL/ admin/tool/customlang/index.php

Na tela personalização de idioma, escolha uma língua que deseja personalizar, e em seguida, clicar no botão abrir pacote de idioma para edição. Depois disso, clique no botão continuar.

Ao abrir o formulário de customização do idioma, seleciona o módulo no campo Mostrar strings desses componentes. Também a digite a chave no Identificador de string.

            O localizar o string pelo módulo e pela chave, processe edição e salva.

Confirmando a alteração do idioma, é recomendável desativar a configuração feita no 2° passo.

Como complemento desse tutoria, veja o vídeo no link a seguir.

https://drive.google.com/file/d/0B8wy-0_lRo9ITmZsOV85VVV5N1E/view

 

Em resposta à Equipe Badiu (Humberto Lopes)

Re: Customizar pacote do idioma do Moodle pela interface gráfica

por Donizete Moreira de Oliveira -

Ola seu post me fez chegar bem perto do que desejo,

 

Por favor me ajude a resolver

Não sou desenvolvedor por isso a dificuldade gostaria de alguma dica onde editar onde incluir etc veja meu caso 

Na mensagem que é enviada automaticamente pelo moodle assim que confirmo a criação de um curso vai assim:

"Seu curso solicitado ( 1ª String nome completo do curso ), foi aprovado. Para acessar seu novo curso,

Vá para (2ª String url do curso) --- Observe que temos duas strings.

Eu gostaria de incluir mais strigs nessa menagem automática que são:

*String: Nome do solicitante 

*String: Nome Breve da Disciplina,

*String: Categoria da disciplina 

*String: Descrição do solicitante

O link para esse formulario que o professor solicita uma disciplina pode ser acessado em: https://meu.moodle/course/request.php

 

Me ajude por gentiliza: qual arquivo devo editar, como inserir essas strigns etc 

Sou grato

Em resposta à Donizete Moreira de Oliveira

Re: Customizar pacote do idioma do Moodle pela interface gráfica

por Lino Vaz Moniz -

Donizete, 

Para customizar esses strigns, cetamente pode precisar de desenvolvimento em PHP. 

Veja esse link, https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=613#p865 que explica qual é a chave desses strings no pacote de idioma e dá dicas de customização / mapeamento de código para verificar se o objeto $a tem todas os atributos que precise. Se não tiver, tente adicionar.