Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 10

No Moodle é possível criar um arquivo csv com dados do usuário para dar carga no Moodle. Nesse arquivo você pode especificar:

  • Dados cadastrais do usuário
  • Dados do campo do perfil
  • Curso em que será inscrito
  • Grupo em que será inscrito
  • Grupo cohort que deve ser inscrito

A seguir será apresentado um modelo de layout do arquivo csv que realizar as seguintes operações:

  • Cadastro de usuário
  • Inscrição no curso
  • Inscrição no grupo do curso

 

Exemplo do layout

username,firstname,lastname,email,password,course1,role1,group1
cabral,Amílcar,Cabral,acabral@gmail.com,cabral,historiadecaboverde,student,turma-a
cesaria,Cesária,Évora,cesariaevoracv@gmail.com,cesaria,historiadecaboverde,teacher,turma-b
balstasar,Baltasar,Lopes,baltasarlopescv@gmail.com,balstasar,historiadecaboverde,student,turma-b

Faça download desse layout para customizar para a sua necessidade.

A tabela a seguir faz descrição de cada campo desse layout exemplo

Campo

Descrição

username

Login de acesso do usuário

firstname

Nome do usuário

lastname

Sobrenome do usuário

email

E-mail do usuário

password

Senha do usuário

profile_field_xxx

Campo do perfil do usuário xxx representa shortname do campo

course1

Curso em que o usuário deve ser inscrito. Pode  ser  configurado uma sequência de curso. Exemplo: curso2, curso3, curso4...

Nesse campo deve ser especificado o nome breve do curso já criado o Moodle

role1

Especifica o perfil de inscrição no curso1. Se for role2 seria no curso2.  Nesse campo deve ser especificado o nome breve do perfil.  Segue a tabela de domínio padrão:

student – Nome breve para estudante

teacher – Nome breve para professor sem edição (moderador)

editingteacher – Nome breve para professor com edição

 

Para consultar mais perfil, acesse o seu Moodle no seguinte endereço: MOODLE_URL/admin/roles/manage.php

group1

Especifica no número de identificação da turma no curso1. Se for group2 seria no curso2.   Se não for localizado o número de identificação, o grupo será automaticamente criado.  

 

           No momento de cadastro do arquivo csv, você pode configurar para que o usuário seja forçado a altar a senha no próximo login.

Para ver como processar upload do arquivo csv, acesse esse link:  http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=412

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Beatriz Lee -
Lino, uma dúvida, esta inscrição em lote já faz o cadastro do usuário na plataforma e no curso, certo? vc tem que inserir na planilha CSV uma senha para cada usuário para que seja possível cadastrar e já inscrever o usuário no curso.certo? Minha dúvida é a seguinte, no caso de login e senha via LDAP, onde o aluno se cadastra utilizando o login e senha de rede, se eu inserir uma senha aleatória, eu posso forçar a troca de senha no primeiro acesso, certo? Neste caso eu teria que informar a senha criada para cadastro em lote para ele fazer o primeiro acesso e tbm informa-lo que a senha deve ser alterada para o login e senha de rede do usuário? Isso? Não tem como cadastra-los e inscrevê-los em lote, diretamente em um curso, sem login e senha e depois que os alunos fizerem o primeiro acesso na plataforma ele já estarem inscrito no curso, sem precisar se inscrever?
Em resposta à Beatriz Lee

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Beatriz Lee -
auth - O campo auth deve ser usado se o site usar um método de autenticação alternativo, como LDAP, caso contrário, o método de autenticação usará o padrão manual e os usuários que usarem um método de autenticação diferente não poderão efetuar login. Use os códigos de nome abreviado definido em Plugins> Autenticação para os vários tipos, por exemplo, manual, nlogin, ldap, cas, mnet, db, none. Se você não incluir uma coluna de autenticação, os usuários recém-criados serão criados com o tipo de conta manual. Você pode definir "auth" como "nologin" no seu arquivo csv, o que significa que os usuários criados não poderão fazer o login. Está informação acima copiei do canal do Moodle.org, ele fake se autenticação via LDAP, quer dizer que para cadastramento e inscrição por lote, eu preciso criar uma coluna auth na minha planilha CSV e inserir ldpa. Entendo certo??
Em resposta à Beatriz Lee

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Lino Vaz Moniz -

Beatriz,

Em caso de autenticação ocorre via LDAP, adicione no csv o campo auth com valor ldap. O campo auth, se não for definido o Moodle insere valor padrão que é manual. Se for inserido e tratando de um plugin que faz autenticação em um sistema externo, o campo password será ignorado. Pode ter qualquer valor que não importa. 

Quando o usuário tentar logar, a lógica de login será processada pelo plugin definido no campo auth. Se a lógica é externa, o login e senha serão checados no sistema externo.  

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Beatriz Lee -
Primeiramente obrigada pela pronta resposta! Entendi a necessidade de incluir uma coluna auth LDAP na planilha CSV para que o sistema saiba que a autenticação dos cadastrados será por LDAP. Mas observei que nas configurações do Moodle na hora de fazer o upload da planilha por CSV, existem opções de configuração, como método de inscrição, que vc pode selecionar, manual, LDAP ou sem login. Neste caso mesmo selecionando a opção LDAP ainda é necessário constar na planilha uma coluna auth e inserir LDAP??
Em resposta à Beatriz Lee

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Lino Vaz Moniz -

Beatriz,

Em caso de alteração de senha, é necessário definir link externo para tal efeito quando o método de autenticação for um sistema externo como ldap. O controle de alteração de senha não é interno ao Moodle se o plugin de autenticação checa os credenciais de acesso ocorre externo ao Moodle.

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Rosemary Andrade -

Olá!!!

Estou realizando esses passos e minha dúvida é: minha planilha tem os campos username,firstname,lastname,email,course1,auth.

A autenticação no Moodle é realizada via banco de dados externo. Deixei o username e email em branco e na opção auth inseri a opção db.

Porém ele dá o seguinte erro: O campo "username" está faltando.

Poderia me auxiliar?

Em resposta à Rosemary Andrade

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Lino Vaz Moniz -

Rosemary

O campo username não pode ficar em vazio. Pois, deve ser preenchido. Quando a autenticação é numa base externa, via de regra, o campo username é a chave de sincronização desse campo com a base externa. O campo auth deve ser preenchido com o nome do plugin de autenticação na base de dados externo. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Rafael Mota -

Lino por acaso vc já produziu algum CSV em lote para remover o usuário do curso sem deleta ou suspender a conta ? Somente tirar o aluno daquele grupo de cursos de forma mais rápida.

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Marta Lopes -

Olá Lino, quando a inserção é feita em lote como você mostra aí informando o curso, grupo e tal

Como fica a data de inscrição do aluno no curso, certamente é a data atual, mas caso eu queira informar isso, aliás

informar data inicio($timestart) e data fim($timeend).

Há um forma de informar isso no csv também? 

 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar usuário via arquivo csv na Plataforma Moodle e inscrever no curso / grupo

por Eric Augusto da silva -

Olá Lino, tudo bem?

Uma dúvida!!

Em uma CSV de N alunos onde eles terão acesso a N disciplinas, no exemplo acima basta eu adicionar as colunas course1course2course3 para N disciplinas?

Exemplo
username,firstname,lastname,email,password,course1, course2, course3,role1
aluno01, aluno, 01, aluno01@aluno01.com.br, C001, C002, C003, student
aluno02, aluno, 02, aluno02@aluno02.com.br, C001, C002, C003, student
aluno03, aluno, 03, aluno03@aluno03.com.br, C001, C002, C003, student
aluno04, aluno, 04, aluno04@aluno04.com.br, C001, C002, C003, student

Obrigado.