Alguns usuários, mesmos com permissão de admin não conseguem criar curso ou atividade no Moodle. Após preencher o formulário, envia mas não processa e não exibe mensagem de erro.
Esse erro geralmente ocorre devido a combinação de falha no thema e cache do navegador. Veja a situação em que ocorre:
a) O thema do Moodle está com defeito e não exibe o campo Número de identificação. Esse campo é padrão nos formulários de cadastro de curso e atividade;
b) O navegador em uso tem um cache de senha que deixa uma senha, um valor, padrão já cadastrado no campo número de identificação. Ao criar um curso ou uma atividade, esse campo é preenchido automaticamente sem que o usuário perceba. Ao cadastrar segundo curso ou segunda atividade no mesmo curso, dá erro e duplicação de número de identificação. Neste caso, basta limpar o valor no campo número de identificação. Isso porque dois cursos não podem ter o mesmo valor nesse campo e nem duas atividades no mesmo curso devem ter mesmo valor nesse campo ;
c) Quando se usa um tema com defeito que não exibe campo de número de identificação, de forma oculta, um valor padrão é preenchido nesse campo. Ao clicar no botão cadastrar, ocorre erro de duplicação a tela não é processada. A mensagem de erro não é exibida porque o campo está oculto.
Esse erro geralmente ocorre apenas com alguns usuários devido a cache do navegador. Se mudar de navegador o erro pode desaparecer. Se mudar de computador cujo navegador não tenha o cache que preencha alguns campos com valor padrão, o erro também pode desaparecer.
Para ter certeza que o problema é do thema, basta mudar o thema para o thema padrão do Moodle, como thema clean. Nesse caso o erro desaparece uma vez que o campo número de identificação é exibido. Assim, a mensagem de erro é exibida e também dá para mudar/ limpar o valor o valor nesse campo, evitando a duplicação na base de dados.