Atualizar a Plataforma Moodle da versão 1.9.8 para a versão 1.9.latest (última versão da família 1.9)

Atualizar a Plataforma Moodle da versão 1.9.8 para a versão 1.9.latest (última versão da família 1.9)

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Para efetuar  a atualização do Moodle 1.9.8 para versão 2.x, antes é recomendado atualizar para última versão da família 1.9.x 

Antes de efetuar atualização, faça backup, ou seja, um clone do Moodle e realiza a atualização no clone. 

  Para efetuar isso, siga os seguintes passos:

 a) Faça download da última versão da família 1.9 disponível no site http://download.moodle.org/

b) Coloque o site Moodle em modo de manutenção. Isso garante que nenhum usuário acesse o sistema durante a atualização.

 c) Descompacte os arquivos da nova versão do Moodle que fez download no item a) e sobrescreva todos os arquivos na raiz da instalação do Moodle.


Uma outra alternativa é colocar os arquivos de instalação da nova versão numa nova pasta. Isso evita cache ou até a possibilidade de falha na substituição dos arquivos. Por outro lado, garante uma instalação limpa sem eventuais hackers adicionados em arquivos não padrão do Moodle. 


Se o novo arquivo de instalação for adicionado numa nova pasta ao invés de sobrescrever a instalação anterior, é necessário efetuar as seguintes configurações:

 1) Copie o arquivo config.php da pasta da instalação anterior para a nova;

2) Configure a variável $CFG->wwwroot no arquivo config.php, atualizando o URL para apontar para a nova pasta. Isso não é necessário caso for feita na configuração do virtual host do servidor web;

3) Copie a pasta dos plugins adicionados/alterados  na instalação anterior e colocar na nova instalação. Via de regra, o plugin do thema deve ser levado. Caso use algum outro plugin que não faz parte da instalação padrão do Moodle é necessário levar.

d) Acesse o Moodle com a senha de administrador para e efetue a atualização. Ao entrar no Moodle, se não aparecer a tela de atualização, clique no link avisos no bloco de administração do site.


e) Ao efetuar a atualização, desative o modo de manutenção.

 

f) Em caso de mudança de URL, ou seja a variável $CFG->wwwroot, efetue a substituição do URL antigo para o novo. Isso evita que links absolutos apontem para instalação antiga. Faça substituição do URL acessado o seguinte endereço: MOODLE_URL/admin/replace.php 

 

g) Navegue e verifique se tudo está ok.