Atualizar a Plataforma Moodle da versão 1.9 para 2.2

Atualizar a Plataforma Moodle da versão 1.9 para 2.2

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Para efetuar a  atualização da versão 1.9.lastest para a versão 2.2.latest, a maior versão da família 2.2.* que devemos fazer atualização direta da versão 1.9. Antes de fazer atualização, certifique que o Moodle já está atualizado para a versão a última versão da família 1.9: http://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=173

 Para atualizar o Moodle 1.9.latest para a versão 2.2.latest, siga os seguintes passos:  

a) Se você usa um thema customizado do Moodle, altere o para thema padrão. Os themas da versão 1.9 não são compatíveis com a versão 2 do Moodle. Sendo assim, é recomendado ativar o thema padrão antes de iniciar a atualização.

b) Faça download da última versão da família 2.2 disponível no site http://download.moodle.org/

 c) Mapeie os plugins não padrão instalados na versão 1.9 do Moodle. Faça download desses plugins para versão 2 do Moodle, mais especificamente a versão 2.2. 

d) Coloque o site Moodle em modo de manutenção. Isso garante que nenhum usuário acesse o sistema durante a atualização.

 e) Descompacte os arquivos da nova versão do Moodle que fez download no item b)  e sobrescreva todos os arquivos na raiz da instalação do Moodle. Os plugins atualizados baixados no item b) devem ser sobrescritos nos locais específicos referente ao tipo de plugin.  


Uma outra alternativa é colocar os arquivos de instalação da nova versão e os plugins numa nova pasta. Isso evita cache ou até a possibilidade de falha na substituição dos arquivos. Por outro lado, garante uma instalação limpa sem eventuais hackers adicionados em arquivos não padrão do Moodle. 


Se o novo arquivo de instalação for adicionado numa nova pasta ao invés de sobrescrever a instalação anterior, é necessário efetuar as seguintes configurações:

 1)      Copie o arquivo config.php da pasta da instalação anterior para a nova;

2)      Configure a variável $CFG->wwwroot no arquivo config.php, atualizando o URL para apontar para a nova pasta. Isso não é necessário caso for feita na configuração do virtual host do servidor web:

f) Acesse o Moodle com a senha de administrador para e efetue a atualização. Ao entrar no Moodle, se não aparecer a tela de atualização, clique no link avisos no bloco de administração do site.


g) Ao efetuar a atualização, desative o modo de manutenção.

 h) Em caso de mudança de URL, ou seja a variável $CFG->wwwroot, efetue a substituição do URL antigo para o novo. Isso evita que links absolutos apontem para instalação antiga. Faça substituição do URL acessado o seguinte endereço: MOODLE_URL/admin/tool/replace/

g) Navegue e verifique se tudo está ok.