Liberar inscrição no curso do Moodle se o aluno realizar atividade do curso pré-requisito

Liberar inscrição no curso do Moodle se o aluno realizar atividade do curso pré-requisito

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Situação problema

Inicialmente o aluno é inscrito no Curso I. O curso I é composta por 10 atividades. O aluno só  deve acessar o Curso II ser realizar a Atividade I do Curso I. Da mesma forma, só  deve acessar o Curso III ser realizar a Atividade II do Curso I. Essa mesa lógica se aplica para os demais cursos.

Dado questão a acima, é possível configurar o Moodle para atende esse tipo de situação?

Solução alternativa

                Uma solução alternativa para o problema acima mencionado é usar o plugin Badiu Grade Curricular. Esse plugin permite configurar regra de inscrição no curso com base no resultado da nota final do curso pré-requisito.  Neste caso, cada atividade deve valer um ponto, ou seja,  10% na nota final. Para efetuar essa configuração, siga os seguintes passos:

1° Passo – Configurar peso da nota final

Configure o peso da nota final do Curso I para que cada uma das 10 atividades tenham peso 1 na nota final. Se cada atividade vale nota 10, configure o peso com arredondamento. Se o aluno tiver nota inferior a  5 fica com zero no cálculo da nota final. Se tiver maior que 5 fica com 1 que será somado na nota final.  Veja o exemplo de como o  peso deve ser configurado com arredondamento:

= ROUND([[T1]]*0,1) + ROUND([[T2]]*0,1) + ....

A expressão acima está calculando o peso arredondado de 10% da Atividade I identificada pela chave [[T1]] e soma ao resultado do peso arredondado de 10% da Atividade II identificada pela chave [[T2]]. Basta seguir essa lógica para as demais atividades;

 

2º - Configurar sequência de realização das atividades

Configure restrição de acesso entre as atividades. A Atividade I deve ficar liberado para o aluno. Já atividade II só fica liberado se o aluno tiver pelo menos nota 5 na Atividade I, ou seja, aproveitamento de 50%. A mesma lógica deve ser aplicada para Atividade III em relação a Atividade II e assim sucessivamente.

Se numa atividade o aluno tiver nota 5, ao computar peso de 10% sobre  nota, o resultado será 0,5. Ao arredondar esse valor fica 1 que vai para a nota final.  Já se o aluno tiver  nota 4, ao computar peso de 10% o resultado será 0,4. Ao arredondar esse valor fica zero, o que não altera em nada a nota final. Com esse tipo de configuração, a nota final vai refletir as atividades concluídas. Se a nota final for 2 indica que o aluno já realizar as duas primeiras atividades. Se for 5 é porque o aluno já realizou as 5 primeiras atividades. Assim sucessivamente.  Se a nota final for 10 é sinal que o aluno já completou todas as 10 atividades do curso.

A configuração da restrição de acesos é para forçar a sequência.

 

3º - Configurar acesso nos cursos

Nessa etapa vamos explorar como configurar método de inscrição nos cursos. Para essa configuração é necessário que o plugin Badiu Grade Curricular esteja instalado e configurado no seu Moodle.

a)      No primeiro curso, Curso I, efetue inscrição manual ou libere acesso via plugin de auto inscrição;

b)      No curso II, configure método de inscrição plugin Badiu Grade Curricular para liberar acesso se o aluno tiver aproveitamento mínimo de 10% no Curso I;

c)       No curso III, configure método de inscrição plugin Badiu Grade Curricular para liberar acesso se o aluno tiver aproveitamento mínimo de 20% no Curso I.

d)      No curso IV, configure método de inscrição plugin Badiu Grade Curricular para liberar acesso se o aluno tiver aproveitamento mínimo de 30% no Curso I;

e)      Siga a mesma lógica para os demais cursos;

 

Considerações finais

                Essa configuração pressupõe que você tem um curso mestre cuja as atividades têm uma sequência bem definida. Para cada atividade realizada na sequência um mais outros cursos podem ser realizados.