Criar biblioteca / repositório de conteúdo interativo no Moodle

Criar biblioteca / repositório de conteúdo interativo no Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Na Plataforma Moodle há alguns recursos nativos que podem ser usados para criar uma biblioteca interativa, ou seja, um repositório de conteúdo que pode ser alimentado pelos alunos. 

    Segue algumas ferramentas do Moodle que podem ser usados como ambiente colaborativo para compartilhar conteúdo.

1-    Base de dados
Base de dados é uma atividade em que o tutor / autor do curso  pode definir quais campos de entrada de dados deve ter. Pode ter textos, arquivos, links, campos de escolha etc. Pode ser configurado para criar vários tipos de formulário de entrada de dados.  Cada aluno pode alimentar o formulário, adicionando novos conteúdos. Além disso, qualquer sujeito pode efetuar comentário no conteúdo publicado por outros usuários.  

2-    Glossário
Glossário funciona como que se fosse um dicionário. Cada aluno pode adicionar novos conceitos e comentar os conceitos dos outros participantes. Ao adicionar um conceito, é necessário preencher um formulário composto de título e um campo de mensagem. No campo de mensagem há um editor HTML que possibilita adicionar, texto, imagem, vídeo e arquivos. Os conceitos criados podem ser configurados para fazer link automático em qualquer conteúdo publicado dentro do ambiente do Moodle.

      
3-    Wiki
Wiki é um ambiente compartilhado de produção de texto. Os alunos podem usar esse espaço para criar um grande repositório de arquivos e conteúdo. Wiki é apropriado para criar conteúdo de autoria coletiva. Diferente da base de dados, no wiki qualquer um pode interferir em qualquer texto. Já na base  de dados, só aluno pode modificar sua própria publicação além do tutor. Os demais sujeitos de aprendizagem podem interferir no texto dos pares por meio de comentário.

4-    Fórum
Fórum é um espaço de comunicação entre os sujeitos de aprendizagem. Pode ser usado para organizar uma comunidade de debate como também para publicação de arquivos e conteúdo. Cada sujeito de aprendizagem pode usar esse espaço para publicar arquivos, imagens, vídeos e textos. A grande vantagem do fórum consiste em criar um debate estruturado sobre cada postagem.

Dependendo do objetivo pedagógico, uma ferramenta pode ser mais apropriada que outra. Se o foco for um espaço para que cada interlocutor compartilhe o seu conhecimento,  e a interação deve ocorrer por meio de comentário, a base de dado e o glossário são ferramentas mais apropriadas. Já se o foco for montar um repositório de conteúdo de autoria coletiva em que qualquer um pode interferir diretamente no texto do outro, o wiki é a ferramenta mais indicado. O fórum é a ferramenta mais apropriada se o objetivo pedagógico for debate, ou seja, comunicação intensa entre os sujeitos.