Escolher formato de curso no Moodle

Escolher formato de curso no Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Ao criar um curso, há um conjunto de configurações que devem ser feitas. Uma delas é a escolha do formato de curso. O formato de curso é a maneira como as atividades serão exibidas na tela.  

A figura abaixo mostra a aba de configuração do formato de curso.

   

Por padrão, existem quatro formatos. Outros formatos podem ser instalados.  Segue a descrição de cada formato.

  • Formato de atividade única  - Esse formato deve ser usado se o curso é composta apenas por uma única atividade. Por exemplo, se o curso for apenas uma atividade SCORM, um fórum ou um questionários. Esse formato foi adicionado na versão 2.7 do Moodle. 

  • Formato Social - Esse formato é usado para criar um curso como comunidade. No curso é criado um fórum. Ao entrar no curso, automaticamente se entra no fórum de debate. 

  • Formato Tópicos - Esse formato possibilita organizar as atividades em tópicos. Cada tópico pode ser um módulo ou uma unidade. Dentro de cada tópico deve ser organizado as atividades. Neste formato, o tópico zero é adicionado automaticamente com um fórum de notícias. 

  • Formato Semanal - É um formato similar ao formato tópico. Cada tópico é uma semana, ou seja, organizado por data. Se o curso for configurado com 5 sessões, será criado 5 tópicos, cada tópico equivale a data de uma semana que se inicia a partir da data do início do curso. 


Na configuração, é recomendado usar formato de atividade única se o curso será apenas um objeto SCORM. Já se o curso tiver mais de uma atividade, o formado de curso recomendo é tópicos. Se o curso tiver uma atividade e certificado já não é recomendado usar formato de atividade única.