Configurar assinatura fórum do Moodle combinando variáveis da configuração do fórum e do campo do perfil

Configurar assinatura fórum do Moodle combinando variáveis da configuração do fórum e do campo do perfil

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

A assinatura no fórum do Moodle pode ser configurada em duas camadas:

  • No fórum
  • No perfil do usuário

Em cada fórum criado no Moodle, a assinatura pode ser configurada como forçada, opcional, automática e desabilitada. A figura a seguir mostra isso.

 Na camada do perfil do usuário há opção de habilitar ou não assinatura nos fóruns. A figura a seguir mostra isso.

A configuração do fórum e do perfil do usuário podem sobrepor um ou outro. Veja algumas situações:

 

Se a assinatura no fórum for forçada ou desabilitada, a configuração do perfil não se aplica. Já se for opcional sim.

 

Se a assinatura no fórum for opcional, vale a configuração do perfil do usuário. Ao efetuar uma postagem ou comentário no fórum,  haverá um campo do formulário com opção de aceitar ou não ser assinante, como mostra a figura abaixo.

 

O campo vem configurado com a opção definida no campo do perfil. Se no campo do perfil estiver configurado para não ser assinante, esse campo já vem marcado com essa configuração, ou seja: Me envie notificações de novos posts neste fórum. Ao cadastrar um  usuário no Moodle, a opção para ser assinante dos fóruns vem ativado por padrão. 

 

Então se o fórum for opcional o aluno será assinante meio sem querer se, ao efetuar a primeira postagem ou comentário, não alterar no formulário da postagem a opção para Não quero receber notificações de novos posts deste fórum. Essa opção vem marcada para ser assinante se na configuração do perfil estiver configurada para ser assinante.

 

Se o aluno for assinante de um  fórum e desmarcar a opção para não ser assinante no campo do perfil, deixará de ser assinante no fórum configurada com assinatura opcional ao efetuar uma postagem ou comentário de uma postagem.  Neste caso o formulário de postagem exibe o campo de opção de assinatura marcada como a opção marcada no campo do perfil, ou seja, Não quero receber notificações de novos posts deste fórum.

 

 Os testes na versão 3 do Moodle mostra que o campo de com opção de assinatura na postagem vem desmarcado caso o aluno tenha cancelado a assinatura e manter ativado a assinatura no perfil. Isso se aplica só no fórum que o aluno cancelar assinatura. 

 

Para cancelar a assinatura já exista, basta ao efetuar uma postagem, configurar a opção de assinatura com opção Não quero receber notificações de novos posts deste fórum.

 

Veja esse post:

Configurar Envio de Mensagem do Fórum do Moodle por E-mail
http://moodleeduc.blogspot.com.br/2011/01/configurar-envio-de-mensagem-do-forum.html