Para desenvolver um thema no Moodle, deve seguir os seguintes padrões:
- Manter título dinâmico do site – No thema, o título do site deve ser a variável global do framework para que o título seja dinâmico.
- Manter barra de navegação padrão – Procure manter a barra de navegação padrão do Moodle. Use variável do global do framework para e imprimir a barra de forma dinâmica.
- Manter identificação do usuário – Use a variável global do framework que identifique de forma dinâmica o usuário que está logado.
- CSS deve ser compatível com diversos navegadores. Todo o controle de apresentação do site Moodle deve ficar no arquivo css do thema.
- Formato de curso – Caso precise customizar o formato de exibição do curso, crie um plugin formato de curso. Evite fazer hacker do código padrão.
- Imagens e Arquivos - Todas as imagens de arquivos css devem ficar dentro da pasta do thema para garantir a portabilidade. Os ícones devem ser colocados dentro da pasta pix do thema. Os ícones do sistema e dos outros módulos podem ser substituídos sobrescrevendo a estrutura de arquivos de ícones na pasta pix. Para sobrescrever os ícones dos módulos, basta criar a pasta mod dentro da pasta pix. Na pasta mod, recriar a estrutura de subpasta para cada módulo e colocar o seu respectivo ícone.
- Link Relativo - Crie sempre estruturas de links relativos e não absolutos. Assim, não haverá quebra de link em caso de mudança de endereço do site ou portabilidade do thema.
- Instalação – A pasta do thema e deve ser instalada dentro da pasta theme que fica na raiz da instalação do Moodle. Feito isso, a interface de administração do Moodle para seleção e troca de thema deve reconhecer automaticamente o thema.
- API – O thema do Moodle tem uma estrutura fixa que o possibilita ser reconhecida pelo framework. Siga essa estrutura para garantir a compatibilidade com o framework. Para conhecer essa estrutura, consulte o link: http://docs.moodle.org/19/en/Theme_basics