Se o Moodle não estiver enviando e-mail, é sinal que o STMP do Moodle não está configurado.
Para verificar se SMTP configurado no Moodle está funcionando, há três alternativas:
I - Recuperar a senha
Recuperar senha do usuário usa SMTP para enviar senha por e-mail. Para fazer esse teste, siga os seguintes passos:
a)Tente recuperar senha de um usuário. Feito isso, o Moodle deve enviar um e-mail com uma nova senha;
b) Entre no e-mail do usuário que tentou recuperar a senha e veja se recebeu e-mail.
II - Autocadastro de usuário
O processo de autocadastro do usuário no Moodle usa SMTP para enviar e-mail com o link de cadastro. Para fazer esse teste, siga os seguintes passos:
a) Ative a configuração do autocadastro no Moodle. Siga instruções nesse link: http://moodleeduc.blogspot.com/2011/01/habilitar-autocadastro-de-usuario-no.html
b) Faça cadastro de um usuário
c) Entre no e-mail e verifique se recebeu e-mail com link de confirmação de cadastro
III - Ativar assinatura no fórum
A assinatura no fórum usa SMTP para enviar e-mail a postagem e comentário aos assinates do fórum. Para isso, siga os seguintes passos:
a) Configure fórum com assinatura. Veja instruções nesse link: http://moodleeduc.blogspot.com/2011/01/configurar-envio-de-mensagem-do-forum.html
b) Habilitar o cron do Moodle para executar periodicamente;
c) Poste uma mensagem no fórum.
d) Entre no e-mail depois e verifique se recebeu e-mail com a mensagem postado no fórum.
Se você não recebeu e-mail em qualquer uma das tentativas, é sinal que o SMTP configurado no Moodle não está funcionando.