Customizar formulário de cadastro de usuário como o perfil "professor"

Customizar formulário de cadastro de usuário como o perfil "professor"

por Luciano Amorim -
Número de respostas: 3

Olá pessoal.

 

Sou novo nesta área de educação a distância, mas estou vendo algumas oportunidades de entrar neste ramo por conta dos problemas que o mundo está passando.

Pois bem, estou implementando um ambiente virtual de aprendizagem aqui na minha Escola e quero criar um outro formulário de cadastro diferente do formulário já padrão do moodle, mas que este cadastro pudesse já colocar o usuário com o perfil "professor" automaticamente. Li vários artigos na internet não encontrei essas informações. Aqui venho através desta questão poder contar com ajudar de vocês. 

Desde já agradeço!

Em resposta à Luciano Amorim

Re: Customizar formulário de cadastro de usuário como o perfil "professor"

por Lino Vaz Moniz -

Luciano,

Em relação a sua dúvida de cadastro de professor, é necessário ressaltar que são dois processos separados.

O primeiro é o cadastro de usuário na Plataforma Moodle. O segundo é vincular o usuário cadastrado em um determinado curso com perfil professor. Assim, se precisar alocar o mesmo usuário em outro curso seja com perfil professor ou não, não é necessário repetir o primeiro passo. Isso porque o cadastro é único. Se não seguir essa regra, pode gerar duplicidade de cadastro.

O Moodle é sistematizado em plugins. Para cada processo, existe um tipo de plugin diferente. Para cadastro de usuários, usa-se o plugin de tipo autenticação.  No repositório do Moodle há uma lista desses tipos de plugins que pode ser explorados nesse link https://moodle.org/plugins/browse.php?list=category&id=21

Já para efetuar inscrição no curso, por padrão o Moodle usa plugins de tipo inscrição. Para explorar esses tipos de plugin no repositório, explore esse link: https://moodle.org/plugins/browse.php?list=category&id=22

 

Há alguns tipos de plugins que faz combinação das duas coisas. Neste caso, explore a lista de plugins no repositório e veja se encontra o que lhe atende.

Se não encontrar nenhum, a alternativa é desenvolver. Neste caso sugiro seguir seguinte lógica:

1)      Não estando logado no Moodle, o formulário de cadastro exibe apenas o campo de checagem de duplicidade. Pode ser o CPF.  Neste caso, o usuário digita do CPF. Se  já tiver cadastro, o campo senha é exibido. Se não tiver cadastro, os demais campos de cadastro serão exibidos;

2)      Se já tiver o cadastro, coloque a senha. Ao autenticar, visualiza uma lista de cursos que deve acessar. Ao clicar, será inscrito automaticamente caso não estiver inscrito ainda;

3)      Se não tiver estiver cadastrado, preenche o formulário e em seguida visualiza uma lista de cursos que deve acessar. Ao clicar, será inscrito automaticamente caso não estiver inscrito ainda;

 

Esse fluxo pode ser implementado dentro de um plugin seja de tipo autenticação ou de inscrição. Pode também, não criar um plugin, criar um código adicional na pasta _extra ou qualquer pasta arbitrária e implementar essa lógica. Essa última opção não segue padrão. É uma gambiara, o que é recomendado só em situações emergenciais.

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Customizar formulário de cadastro de usuário como o perfil "professor"

por Luciano Amorim -

Bom dia Lino Vaz

 

Perfeito sua explicação, abriu um puco minha mente e ideias.

Só um detalhe sobre essa questão de cadastro. Li alguns posts seus em 2010 mostrando um cadastro em SQL de usuários no moodle, achei muito interessante, mas claro que com essa nova versão do moodle não consegui fazer, mas deixa eu te mostrar uma situação. Fiz um formulário em HTML bem parecido com o formulário de cadastro do moodle, quando usuário clica no botão criar conta na tela de login. O problema é que estou tendo dificuldade em criar um arquivo em PHP que fará esse cadastro. Na tag <form> existe um parâmetro action="", quero criar este arquivo que insira no banco de dados do moodle com o perfil "professor". Por exemplo, action="cadastro.php". Não consigo entender a programação do moodle pra eu fazer isso, que ele possa enviar o email para o usuário depois que enviar os dados. Sei existe essa possibilidade. 

Deixei um anexo do formulário em HTML. Só pra ficar claro o que estou planejando.

Desde já agradeço pessoal

 

 

Anexo cadastro.png