Conversa privada entre tutor e aluno (fórum privado) no Moodle

Conversa privada entre tutor e aluno (fórum privado) no Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 1

Na plataforma Moodle, do ponto de vista pedagógico, podemos classificar as ferramentas de comunicação em dois grupos:

  • Conversa coletiva
  • Conversa privada

A coletiva são ferramentas que publicam a mensagem de cada interlocutor com todos os sujeitos pedagógicos inscritos numa sala de aula virtual. O fórum, plugin nativo do Moodle, é a ferramenta mais usada que atende esse requisito.

                Já a privada são ferramentas são ferramentas que restringe a comunicação apenas entre os interlocutores definidos na conversa. A ferramenta perfeita para isso é o plugin dialog (diálogo) https://moodle.org/plugins/mod_dialogue

                Esse plugin permite que o tutor ou professor estabeleça um diálogo privado com qualquer um dos alunos. Pode funcionar como que se fosse um sistema de chamado. O aluno pode enviar uma mensagem, e estabelecer uma conversa privada e assíncrona com o tutor.

                Por outro lado, a ferramenta Diálogo permite controle de status de cada chamada, ou seja, de cada processo de diálogo aberto. Funciona como que se fosse um fórum privado.

Trata-se de um plugin que não vem instalado no Moodle. Solicite ao seu administrador do Moodle para instalar. Segue o link do plugin no repositório do Moodle: https://moodle.org/plugins/mod_dialogue

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Conversa privada entre tutor e aluno (fórum privado) no Moodle

por Thiago Azenha -

Boa tarde Lino, tudo bem?!

Sei que o tópico não é recente... mas gostaria de saber quanto a utilização do plugin DIALOGUE, se chegou implementar algum relatório ou sql para verificar os "chamados abertos", que não tiveram resposta, assim como estatística de quantidade de chamados/atendimentos.

 

Desde já, muuuito obrigado.

 

Abraço>>>