Cadastrar Usuário e Inscrever em Curso usando API

Cadastrar Usuário e Inscrever em Curso usando API

por José Roberto Junior -
Número de respostas: 2

Olá, 

Sou um entusiasta de tecnologia e estou aos poucos aprendendo a trabalhar com o Moodle. Meu conhecimento em Database e PHP é um pouco limitado mas aos poucos estou progredindo. Não sou formado em nenhuma área afim em desenvolvimento de sistemas.

Tenho uma API que me retorna alguns dados em JSON de uma base de dados externas. Exemplos:

_______ * * * _______

Usuário

[{"codigo":123456789,"cpf":"00446894117","nome":"Pedro Renan Ferreira de Santana","email":"pedrorenan@gmail.com","senha":"36afd15faa2d18332a87daddcafa4ac49379b002f61f4c308f340e7619bc0963"}]

Vinculação do usuário a um curso (Inscrição).

Onde: Curso = categoria, Turma = grupo e Modulo = disciplina

[{"cpf":"00446894117","curso_codigo":123,"turma_codigo":456,"modulo_codigo":789,"vinculo_inicio":1513601433,"vinculo_fim":1513814400}]

_______ * * * _______

A parte de requisição de dados da API está completa. Pensei em talvez converter estes dados do JSON em Array e usar o método POST do PHP com o INSERT do MySQL mas não sei se é o caminho mais adequado. Queria saber se alguém poderia me dar um norte. Não quero uma solução pronta mas orientações de algum caminho a seguir. 

Preciso que os dados gerados pela API sejam consumidos de modo a cadastrar o usuário no Moodle e depois inscreve-lo nos cursos (disciplinas). Lembrando que sou um estudante e ainda não domino muita coisa.

Desde já agradeço a colaboração.

Em resposta à José Roberto Junior

Re: Cadastrar Usuário e Inscrever em Curso usando API

por Lino Vaz Moniz -

José,

Para você cadastrar usuários no Moodle e efetuar inscrição no curso, há duas formas de fazer isso. 

1) Criar código dentro do Moodle que consome webservice capturando dados que vc já descreveu em json.  Neste caso, no Moodle use código PHP para gerenciar os cadastro. Os tutoriais a seguir devem lhe orientar:

Cadastrar Usuário no Moodle com Programação PHP
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=604

Inscrever aluno no curso do Moodle 2.x e 3.x com comando SQL
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=250

2) Usar webservice do Moodle em um sistema externo. O sistema externo efetuará cadastro de usuário e inscrição no curso via webservice. Neste caso, siga orientação do tutorial a seguir. Além disso, vai precisar habilitar as funções webservice e gerar token. 

Gestão de Cadastro de Usuário e Inscrição no Curso no Moodle pelo Webservice
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=634

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Cadastrar Usuário e Inscrever em Curso usando API

por José Roberto Junior -
Muito obrigado, Lino. Estou usando o segundo método. Apesar de um pouco de dificuldade por ser iniciante no assunto, estou tendo bons resultados nas instalações de testes. Aguardando uso no Moodle de produção pra um Feedback mais preciso.