Este post visa apresentar um padrão de configuração dos cursos, recursos e atividades no Moodle que atende a especificação de um projeto de trilha.
Projeto de trilha
O projeto visa montar uma navegação na trilha que atende as seguinte especificações:
-
A trilha será montada em duas camadas: curso do moodle (disciplinas de uma oferta) e conteúdo (conteúdo organizado dentro do curso no Moodle).
-
A trilha das a deve exibir para o aluno os seguintes itens:
-
Barra de progresso do aluno na oferta (lista de cursos no Moodle em que o aluno está inscrito);
-
Identificar curso (disciplinas) realizada(concluídas), em andamento e não iniciado;
-
Barra de progresso que mostra andamento nos cursos (conteúdo que aluno já realizou dentro de cada curso no Moodle);
-
A trilha de conteúdo deve exibir para o aluno os seguintes itens ao entrar no ambiente de curso no Moodle:
-
Barra de progresso das atividades concluídas no nível do curso do moodle;
-
Barra de progresso do aluno nos tópicos (unidades) ;
-
Identificar as atividades concluídas e não não concluídas;
Para atender essas especificações, no Moodle é necessário efetuar as configurações definidas a seguir:
Configuração do Moodle
Para suportar a configuração da trilha na Plataforma Moodle, o ambiente de curso e os recursos / atividades devem atender os seguintes critérios:
I - Configurar conclusão de curso
Para montar uma proposta de designer gráfico de trilha dos cursos, é necessario as seguintes configurações:
-
Os cursos devem ser configurados com rastreamento de conclusão, funcionalidade padrão do Moodle. Siga instruções nesse link https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=407 que explica como efetuar essa configuração. Essa configuração é necessária para mapear os cursos que alunos já concluíram. Isso facilita a gestão da trilha. Caso algum curso não tiver essa configuração, não entrará na lista de cursos concluídos pelo aluno.
-
Habilitar o cron do Moodle para um intervalo de execução de de até 5 minutos. O cron é que faz checagem se o aluno já atendeu os critérios de conclusão e habilita a conclusão. Veja tutorial sobre configuração do cron no Linux neste link: https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=375
II - Configuração de tópicos
Para garantir a melhor visualização da trilha de conteúdo, a configuração do tópico deve pautar pelas seguintes regras:
-
O título não deve ser muito extenso. De preferência deve ter uma quantidade padrão de caracteres;
-
A descrição do tópico deve ter um padrão bem definido. Evitar colocar imagens grandes ou textos extensos. De preferencia deve ter um limite de caracteres.
-
Não deve ser usado rótulo para fazer descrição do tópico ou qualquer conteúdo referente ao mesmo;
III - Configuração de atividades
Para garantir a melhor visualização da trilha de conteúdo, a configuração dos recursos e atividades devem pautar pelas seguintes regras:
-
Não deve ser usado rótulo para publicar ou formatar conteúdo do curso em hipótese alguma. O rótulo dificulta o processo de gestão da trilha;
-
Todas as atividades devem ter configurações com rastreamento de conclusão. Caso não tiver, vai dificultar o funcionamento da trilha no cálculo da percentagem. A percentagem de conclusão será computada com as atividades que tiverem configuração de conclusão habilitado;
-
O título dos recursos / atividades não deve ser muito extensos. De preferência deve ter uma quantidade padrão de caracteres;