Padrão de configuração do Moodle para Suporte de Trilha

Padrão de configuração do Moodle para Suporte de Trilha

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Este post visa apresentar um padrão de configuração dos cursos, recursos e atividades no Moodle que atende a especificação de um projeto de trilha. 

Projeto de trilha

O projeto visa montar uma navegação na trilha que atende as seguinte especificações:

  1. A trilha será montada em duas camadas: curso do moodle (disciplinas de uma oferta)  e conteúdo (conteúdo organizado dentro do curso no Moodle). 

  2. A trilha das a deve exibir para o aluno os seguintes itens:

    1. Barra de progresso do aluno na oferta (lista de cursos no Moodle em que o aluno está inscrito);

    2. Identificar curso (disciplinas)  realizada(concluídas), em andamento  e não iniciado;

    3. Barra de progresso que mostra andamento nos cursos (conteúdo que aluno já realizou dentro de cada curso no Moodle); 

  3. A trilha de conteúdo  deve exibir para o aluno os seguintes itens ao entrar no ambiente de curso no Moodle:

    1. Barra de progresso das atividades concluídas no nível do curso do moodle;

    2. Barra de progresso do aluno nos tópicos (unidades) ;

    3. Identificar as atividades concluídas e não não concluídas;

Para atender essas especificações, no Moodle é necessário efetuar as configurações definidas a seguir:

Configuração do Moodle 

Para suportar a configuração da trilha na Plataforma Moodle, o ambiente de curso e os recursos / atividades devem atender os seguintes critérios:

 

I - Configurar conclusão de curso

Para montar uma proposta de designer gráfico de trilha dos cursos, é necessario as seguintes configurações:

  1. Os cursos devem ser configurados com rastreamento de conclusão, funcionalidade padrão do Moodle. Siga instruções nesse link https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=407 que explica como efetuar essa configuração.  Essa configuração é necessária para mapear os cursos que alunos já concluíram. Isso facilita a gestão da trilha. Caso algum curso não tiver essa configuração, não entrará na lista de cursos concluídos pelo aluno.

  2. Habilitar o cron do Moodle para um intervalo de execução de de até 5 minutos. O cron é que faz checagem se o aluno já atendeu os critérios de conclusão e habilita a conclusão.  Veja tutorial sobre configuração do cron no Linux neste link: https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=375 

 

II - Configuração de tópicos

Para garantir a melhor visualização da trilha de conteúdo, a configuração do tópico deve pautar pelas seguintes regras:

  1. O título não deve ser muito extenso. De preferência deve ter uma quantidade padrão de caracteres;

  2. A descrição do tópico deve ter um padrão bem definido. Evitar colocar imagens grandes ou textos extensos. De preferencia deve ter um limite de caracteres.

  3. Não deve ser usado rótulo para fazer descrição do tópico ou qualquer conteúdo referente ao mesmo; 

 

III - Configuração de atividades

Para garantir a melhor visualização da trilha de conteúdo, a configuração dos recursos e atividades  devem pautar pelas seguintes regras:

 

  1. Não deve ser usado rótulo para publicar ou formatar conteúdo do curso em hipótese alguma. O rótulo dificulta o processo de gestão da trilha;

  2. Todas as atividades devem ter configurações com rastreamento de conclusão. Caso não tiver, vai dificultar o funcionamento da trilha no cálculo da percentagem. A percentagem de conclusão será computada com as atividades que tiverem configuração de conclusão habilitado;

  3. O título dos recursos / atividades não deve ser muito extensos. De preferência deve ter uma quantidade padrão de caracteres;