Suspender inscrição de aluno no curso com comando SQL

Suspender inscrição de aluno no curso com comando SQL

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 2

Caso você precise suspender, tornar inativa, a inscrição do usuário no Moodle uma alternativa é usar comando SQL. 

O comando a seguir soluciona a questão.

  UPDATE mdl_user_enrolments SET status=1  WHERE userid=? AND enrolid IN (SELECT id FROM mdl_enrol WHERE  status=0 AND courseid=?)

No comando acima você precisa passar 2 parâmetros

Id do usuário em userid=?

Id do curso em courseid=?

A partir desse comando, se você tiver uma lista no excel com id e id do usuários, basta gerar uma lista de comando SQL  a partir dessa lista e executar na base. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Suspender inscrição de aluno no curso com comando SQL

por Max Weber -

Olá Lino bom dia!

Tem como fazer esse processo via API?

Na documentação eu só consegui localizar uma possível função que faria isso mas ela foi descontinuada :/

 

Abs

Em resposta à Max Weber

Re: Suspender inscrição de aluno no curso com comando SQL

por Lino Vaz Moniz -

Max,

Quanto ao API do Moodle, ainda não mapiei a funcionalidade de suspender inscrição via API. Sei que tem. O SQL é um caminho que tem me dado mais agilidade. Para identificar API, um caminho é explorar função webservice. Atravéz da função se chega ao API. Encontrei essa função: core_enrol_unenrol_user_enrolment é um webservice que cancela a inscrição. 

Localize a palavra chave core_enrol_unenrol_user_enrolment na lista de aquivods do Moodle que você vai chegar no API.  Para localizar funções de webservice do Moodle, acesse no seu Moodle o seguinte endereço:  MOODLE_URL/admin/webservice/documentation.php