Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -
Número de respostas: 18

Boa tarde, ao seguir seu tutorial https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=171 para migração  do moodle mas ele ficou todo desconfigurado.

o banco de dados foi migrado do:

Mysql version: 5.6.33-0ubuntu0.14.04.1 (Ubuntu)

PARA O:
MariaDB version: 10.3.22-MariaDB-0+deb10u1 Debian 10

 

As configurção do MY.CNF está ok:

‘innodb_large_prefix’ para ‘ON’.

innodb_file_format = Barracuda

 

As configurção do config.php está ok:

$CFG->dbtype = 'mariadb';
$CFG->dblibrary = 'native';
$CFG->dbhost    = 'localhost';

$CFG->prefix    = 'mdl_';

 

O que pode estar acontercendo?

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Lino Vaz Moniz -

Luiz,

Essa configuração está relacionada o ao thema. Sugiro limpar cache, e mudar thema para thema que é padrão do Moodle. Além disso, se houve mudança do url, faça traca do url na interface. Para isso, veja instruções nesse link: https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=88

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Boa tarde Lino, agradeço por responder.

O moodle já está no tema padrão, e o endereço é o mesmo e já está configurado no  CONFIG.PHP

$CFG->wwwroot   = 'http://ead.performancetreinamentos.com.br';
$CFG->dataroot  = '/var/www/clients/client8/web22/private/moodledataPerformance';

 

já limpei o conteúdo da pasta CACHE e nada, continua da mesma forma.

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Resolvi o problema da seguinte forma

www.seuservidor/admin/settings.php?section=http  

e desmarque a opção slasharguments

fonte https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=244021

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Bruno Rizzetti -

Olá Luiz, você limpou todos os caches acessando http://seumoodle/admin/purgecaches.php e clicou em limpar todos os caches?

Se você utiliza como base CSS e/ou imagens outra URL precisa fazer um replace (no ambiente e no banco de dados).

Conforme o Lino sugeriu anteriormente.

Eu não indico remover manualmente do servidor o conteúdo da pasta cache pois isso pode acabar gerando problemas de permissão (se você não manter as mesmas permissões) e sem saber exatamente o que está removendo. Não sei se foi esse o seu caso.

Em migrações já tive esse problema mas com os passos indicados foi resolvido.

Att.

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Oi Bruno, agradeço pela ajuda.

eu fiz a limpeza do cache dessa forma também. E continua da mesma forma. As permissões estão ok também.

Já fiz toda migração novamente segui suas orientações e  do Lino e dada. Continua da mesma forma. Antes de vim aqui passei horas e horas pesquisando na

internet e não encontrei nenhuma solução.

Já fiz migração antes seguindo as orientações aqui da comunidade e deu todo certo, só que foi de Mysql para Mysql para outro servidor.

Agora estou fazendo do MYSQL para o MARIADB e está acontecendo esse erro de ficar tudo desconfigurado. estou usando o tema padrão do Moodle apenas troquei o logo do Moodle pelo da escola Via CSS e coloquei uma imagem atrás da págiana de login, via CSS também. Foi apenas esse mudança que fiz no tema padrão.

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Bruno Rizzetti -

Sobre essa mudança que você fez no CSS, você utilizou um SCSS adicional no próprio tema ou editou os arquivos .css do tema? Você está utilizando o Boost?

O problema se resume somente a layout, todos os cursos, usuários e afins foram migrados corretamente?

As mensagens do debug não conseguem dar uma ideia do que pode estar ocorrendo?

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Então Bruno.
"As mensagens do debug não conseguem dar uma ideia do que pode estar ocorrendo?"
NÃO.

As imagens de logo da escola eu inseri normalmente,sem CSS, em:
Painel/Administração do site/Aparência/Logos

O Tema é o Boost mesmo configurações feitas em códigos CSS mesmo feito em:
Painel/Administração do site/Aparência/Temas/Boost

os códigos foram:
SCSS puro inicial:
 
body#page-login-index {
background-image: url([[pix:theme|imagens/fundo]]);
background-position: center center;
background-repeat: no-repeat;
background-size: cover;
opacity: 0.95;
}
@media screen and (min-width: 768px) {
body#page-login-index  div#page {
margin-top: 0px !important;
padding-top: 100px;
}
}

E:
SCSS puro:
footer#page-footer {display: none;}


"O problema se resume somente a layout, todos os cursos, usuários e afins foram migrados corretamente?"
SIM, foram migrados corretamente e estão todos ok. Porém nos cursos só aparecem os títulos dos topicos as imagens e os PDFs não da pra ver

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Bruno Rizzetti -

Olá, Luiz!

Os PDFs não aparecem nos cursos, isso é estranho. Eles foram postados como arquivo dentro do curso? Você mencionou que nada foi alterado no diretório moodledata (principalmente questão de localização da pasta e permissões), certo?

Caso ainda não tenha feito esse teste, faça o seguinte:

Consulte no banco de dados na tabela mdl_files o nome de um desses arquivos pdf existente em algum curso, por exemplo:

SELECT * from mdl_files where filename like 'nomedoarquivo.pdf';

No retorno da consulta será exibido o contenthash deste arquivo, então com base nesse hash você verifica dentro de moodledata/filedir/ (no meu caso os 2 primeiros caracteres do contenthash é a pasta e os próximos 2 caracteres do hash é a subpasta), dentro desta deverá conter seu arquivo pdf.

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Sim, os PDFs foram postados como arquivos dentro do curso.

A pasta moodledata está ok.

Fiz o selecte e a consulta na pasta e está tudo ok também.

É apenas o Layout que ficpu todo desconfigurado, mas já fiz de tudo e nada

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Bruno Rizzetti -

Olá Luiz, mas se os arquivos pdf não estão sendo exibidos corretamente, ao meu ver, não se trata de um problema de layout apenas referente ao tema.

Pense comigo, se os arquivos estão no moodledata e as referências do banco com o moodledata (contenthash) estão corretas, juntamente com o conteúdo do curso devidamente migrado corretamente. Dessa forma, os arquivos pdf teriam que ser mostrados sem problemas, certo?

Qual problema exatamente você está tendo com os PDFs? O recurso arquivo que você tem colocou o pdf não é exibido ou tem problemas para abrir esse arquivo?

Verifique qual usuário e grupo é dono da pasta moodledata e quais permissões essa pasta contém(está com permissão 777?).

Ative o seguinte debug adicionando as linhas abaixo diretamente ao final do seu config.php


@error_reporting(1023);
@ini_set('display_errors', '1');
$CFG->debug = 32767;
$CFG->debugdisplay = true;


*** Vale ressaltar que o nenhum debug ativo é recomendado para servidores em produção.


Agora tente criar um novo curso teste via interface web do Moodle e colocar recursos como arquivo e anexar um pdf etc. Veja se isso vai funcionar sem problemas ou se vai acusar algum erro.

Você tentou alterar o tema atual para algum outro dos temas nativos do Moodle para verificar se o layout é exibido corretamente?

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

- Isso Bruno. Me expressei mau não é problema de layout e sim de tema.
- Também concordo, se tudo foi migrado correta os PDFs e as imagens (está acontecendo
com as imagens também) deveria está visivel na pagina do curso.
- O problema mesmo é de tema.
- As permissões e grupos estão tudo ok.
- Troquei o tema e continua da mesma forma.

olha estou achando que é a versão do banco de dados MYSQL para MARIADB. Mas até
não encontrei está incopatibilidade. Não achei até agora pessoas que fez essa
migração.

 

Ative o seguinte debug adicionando as linhas abaixo diretamente ao final do seu config.php

- Ativei os debugs e nada apareceu.

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Bruno Rizzetti -

Olá Luiz, conseguiu resolver o problema?

Realmente este tipo de migração de banco de dados nunca realizei, talvez seja alguma incompatibilidade mesmo conforme você informou. Todos os pontos que testamos deveriam ter nos dado um norte do que poderia ser o problema.

Uma última cartada, caso não tenha resolvido ainda:
Chegou a conferir na lista "visão geral dos plugins" se os temas não estão faltando? Poderia tentar instalar um outro tema qualquer e ver se a instalação vai ocorrer sem problemas e depois se utilizando o novo tema vai mudar alguma coisa.

Caso encontre uma solução compartilhe conosco.

Abraço, boa sorte.

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Oi Bruno, ainda não consegui resolver.

Já instalei outro tema e nada. Os plugins estão ok.

Estou fazendo varias e várias pesquisas também quando encontrar uma solução concerteza vou compartilhar aui na comunidade.

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Resolvi o problema da seguinte forma

www.seuservidor/admin/settings.php?section=http  

e desmarque a opção slasharguments

fonte https://moodle.org/mod/forum/discuss.php?d=244021

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Bruno Rizzetti -

Obrigado por compartilhar conosco!

Estranho isso resolver por ter alterado o banco de dados, visto que o servidor web e o php se mantiveram os mesmos.

Mas se funcionou, então está ótimo.

Abração.

Em resposta à Bruno Rizzetti

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Então Bruno, esquerci de informar que não só estou migrando o banco de dados

Mysql version: 5.6.33-0ubuntu0.14.04.1 (Ubuntu) usando o Apache 2 com php7
Para o:
MariaDB version: 10.3.22-MariaDB-0+deb10u1 Debian 10 usando o Nginx com o php7.3-fpm

mais, estou movendo o Moodle completo de um host do ubuntu0.14.04.1 (Ubuntu) usando o Apache 2 com php5 para um host Debian 10 usando o Nginx com o php7.3-fpm.
O problema, no entanto, é que o Moodle faz uso extensivo de arguments slash (Argumentos com Barras) no PHP do servidor antigo, fazendo com que muitos URLs tenham esta aparência:
/home/[user]/public_html/theme/image.php/standard/theme/1377637305/favicon

Cometi um erro ao desabilitação de argumentos de barra, Administração > site de administração > servidor > http
volta as configurações do tema, mais os arquivos de imagens não aparecem porque a url/caminho (argumentos de barra)
não é encontrado:

 

OS PDFs ESTAO OK

 

 

Ao desabilitar arguments slash (Argumentos com Barras) aparece a seguinte mensagem:

"A desabilitação de argumentos de barra resultará em pacotes SCORM que não funcionam e os avisos de barra de traços serão exibidos!"

Outro problema também é que com os arguments slash (Argumentos com Barras) desativados não posso restaurar os meus pacotes
scorm o que é um problema grave pois todos os meus cursos estão neste formato.

Pensei que o erro era no banco de dados ou no tema mais não era já fiz as configuração abaixo, conforme os site do
próprio Moodle recomenda em https://docs.moodle.org/all/pt_br/Nginx#Slasharguments
mais ainda continua dando o mesmo erro:

CONFIGURAÇÃO NO php.ini:
cgi.fix_pathinfo = 1

CONFIGURAÇÃO NO PHP-FPM:

"Nginx é comumente configurado para interagir com o PHP via php-fpm. Ambos rápidos e robustos.
O comportamento padrão para o PHP-FPM é, geralmente, de restringir a execução de scripts a uma extensão específica, por exemplo: .php. Você deve garantir que esse comportamento esteja configurado em seu sistema/distribuição, por exemplo, no Debian:

/etc/php5/fpm/pool.d/www.conf

security.limit_extensions = .php

CONFIGURAÇÃO NO Nginx:

Você deve adicionar 'argumentos com barra' (saiba mais em 'Usando argumentos com barra') compatíveis no bloco 'location' nas configurações do seu 'virtual host', dentro do bloco 'server'
(localizado em /etc/nginx/sites-available/nome-do-arquivo-de-configuração-do-seu-virtual-host).

nginx.conf location:

location ~ [^/]\.php(/|$) {
    fastcgi_split_path_info  ^(.+\.php)(/.+)$;
    fastcgi_index            index.php;
    fastcgi_pass             127.0.0.1:9000 (ou seu php-fpm socket, exemplo: unix:/var/run/php/php7.3-fpm.sock);
    include                  fastcgi_params;
    fastcgi_param   PATH_INFO       $fastcgi_path_info;
    fastcgi_param   SCRIPT_FILENAME $document_root$fastcgi_script_name;
}

Fonte: https://docs.moodle.org/all/pt_br/Nginx#Slasharguments

Em resposta à Luiz Miguel

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por jeferson silva -

Olá, estou com o mesmo problema a versão do meu Moodle é a 3.7 e quando tento alterar o slasharguments ele não muda de maneira alguma, existe alguma outra forma para essa situação?

Em resposta à jeferson silva

Re: Moodle fica todo desconfigurado ao migrar o banco de dados do Mysql para o Mariadb

por Luiz Miguel -

Então Jeferson, ainda não resolvi. Na verdade eu estava fazendo um teste antes de fazer a migração de fato. O Moodle ainda esta no servidor antigo. Fiz esses testes ai acima sugerido pelo Lino é o Rafael, e outros que vi pela Internet e até agora nada. Se por a caso você conseguir compartilha aqui na comunidade, se eu descobrir farei o mesmo