Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Anderson Couto -
Número de respostas: 7

Bom dia povo..

Estou com um dilema. vou precisar ter 4 ou 5 instalações do moodle em domínios diferentes porém compartilhando a mesma base de dados de usuários. Ou seja, o cadastro que for feito em um moodle deve ser "espelhado" em todos. Se o usuário alterar alguma informação dele em um dos dominios, essa informação deve poder ser lida em todos.

Vi que existe algo chamado rede moodle ( https://docs.moodle.org/archive/pt/Rede_Moodle ).  Alguém já utilizou isso alguma vez pra me informar se isso me atenderia?

 

 

Em resposta à Anderson Couto

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Paulo Porto Maciel -

Andreson, boa tarde!

não conheço essa rede que mencionou, mas existe uma questão aí. se ele trocar a senha em um ambiente muda de todos? então talvez seria melhor configurar uma autenticação por banco de dados externa igual para todos os moodles, assim eles estariam na mesma base de dados. 

Em resposta à Paulo Porto Maciel

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Anderson Couto -

Bom dia Paulo.. 

É isso.. Essa ferramenta existe, mas eu também não sei se o funcionamento dela é exatamente esse o qual imagino.  Eu entendi q os bancos sincronizariam a tabela de usaurios.. Se ele alterar a senha em um, esses dados alterados seriam replicados para os outros, mas posso estar totalmente enganado ( e é isso q preciso - todos os moodles c uma base de usuarios centralizada ).

 

Você conhece alguma forma de fazer o que vc mencionou?

 

 

Em resposta à Anderson Couto

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Paulo Porto Maciel -

Boa tarde Anderson!

Sim, é nativo do moodle, você entra em administração do site e navega em plugins de autenticação.

Precisa habilitar a opção banco de dados externo e em seguida entrar em configuração. 

A tela em seguida é auto explicativa, você vai precisar informar os dados de acesso a esse banco de dados central de usuario e senha, o nome da tabela e os campos que contem login, senha, etc. porém se tiver alguma duvida pode postar aqui. Segue imagem abaixo:

 

Em resposta à Anderson Couto

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Lino Vaz Moniz -

Oi Anderson, tudo blz.

Cara eu ainda não utilizei essa opção rede Moodle. 

Não entendi o motivo de precisar de de 4 instalações separada com base compartilhada. Apenas os usuários da base devem ser compartilhadas ou todas as informações gerados na base: curso, atividades etc.

Se tudo precisa ser compratilhado, você pode criar uma única instalação. A partir dessa instalação, crie quatro domínio vitual. Cada domínio virtual aponta para o mesmbo banco e mesmo moodledata. As customizações da regra de negócio específico para cada domínio virtual você pode efetuar via thema. Assim, para cada domínio customize padrão de identidade visual. Regras de negócio diferentes podems ser customizadas no próprio thema. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Anderson Couto -

Bom dia Lino..

Será compartilhado apenas a tabela de usuários. 

Toda parte de tema, cores, marca, nome do site, menus, categorias, cursos e demais serão distintos. Só preciso que a tabela de usuários seja compartilhada sendo uma só para os 4 sistemas ou sincronizadas de forma a os dados atualizados em uma seja sempre replicado para as outras ( trocou a senha em um site, no outro ela já acessa c a senha nova também )

Em resposta à Anderson Couto

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Anderson Couto -

Bom dia Lino

Serão sistemas realmente distintos. Marca, cor, categorias, cursos.. Tudo.. Exceto os usuários que poderão acessar todos eles com os mesmos dados. Uma vez cadastrado um usuário ou alterado seus dados, todas as outras são alteradas OU como penso, apenas uma das bases contendo os dados de usuário e as outras leem de lá.

Pode ser que isso nem exista.. :(

Caso não exista nada desse jeito, penso usar algum campo com alguma data para fazer as verificações de alteração nos registros de usuários procedendo posteriormente com a alteração nas bases defasadas.

 

Vou ler a documentação aqui do Base de dados Externa pra ver exatamente o que ele faz.. Farei os testes e compartilho aqui com vc´s

Em resposta à Anderson Couto

Re: Mais de um moodle usando a mesma base de usuários

por Lino Vaz Moniz -

Anderson, 

Neste caso crie uma base de dados centralizado. Pode ser uma base ldap ou mesmo mysql. 

Em cada Moodle gerencia login integrado nessa base Moodle já tem plugin para isso. A alteração de senha deve ser para um url dessa base centralizado. Isso pode ser configurado na interface do Moodle. Por outro lado, vai precisar de um cron que fareje alteração e inserção de novos usuários e replique automaticamente em cada uma das instalações.