Configuração do SGA para oferta de curso simples

Configuração do SGA para oferta de curso simples

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Este post o tem por objetivo apresentar o processo de oferta de um curso simples no Badiu SGA. Não explora de forma detalhada todas as funcionalidades do sistema. Se limite nas configurações mínimas sobre os seguintes itens:

  • Configurar integração com  Plataforma Moodle

  • Cadastro de categoria de curso;

  • Cadastro de curso;

  • Cadastro de turma

 

O objetivo de abordar esses itens consiste em apresentar o fluxo geral de navegação no sistema. Apresentação mais detalhada das funcionalidades será apresentado no próximo produto. 

Para apresentar esse fluxo, será simulado um cenário de oferta. A partir desse cenário, será organizado a lógica de gestão do sistema de forma prática

1 - Contexto de oferta de curso  

O sistema Badiu SGA tem uma arquitetura específica de organização de dados. Para apresentar essa arquitetura, será criado cenário prático com dados fictícios. 

A arquitetura do SGA é organizado da seguinte forma:

  • Categoria de curso

  • Curso

  • Turma

 

A categoria de curso serve para organizar os cursos por área ou assunto temático. Um curso, ao ser criado, deve ser vinculado a uma determinada categoria. A oferta de curso é realizada através da turma.  Cada turma representa uma oferta do curso. Um curso pode ter várias ofertas, ou seja, várias turmas. 

 

A lógica de funcionamento é, primeiro, criar uma categoria de curso. Em seguida, criar o curso. Por último, gerar oferta, ou seja, criar turma. A tabela a seguir apresenta um exemplo de curso para ser criado no sistema. 

 

Categoria de curso

Proteção de Crianças e Adolescentes

Curso

Crianças e adolescentes em situação vulnerável 

Descrição  do curso

Identificar contextos sociais e econômicos que geram vulnerabilidade para crianças e adolescentes. 

Carga horária

30  horas

 

2 - Acessar SGA  

Nesta parte vamos abordar o procedimento para acessar o sistema SGA. Há duas camadas de acesso. Uma no nível global do sistema e outra no nível específico do SGA. 

Cada perfil configurado no sistema pode ser parametrizado para acessar, por padrão, uma determinada área do sistema. 

 

2.1 - Acesso nível global do sistema

O acesso no nível global é feito no URL padrão do sistema BADIUNET_URL. Ao acessar, deve ser exibido uma tela similar a figura a seguir. 

Nesta tela, para acessar o painel de gestão do SGA, basta clicar no card SG2. 

 

2.2 - Acesso nível do SGA

O endereço de acesso do SGA é BADIUNET_URL/tms. Ao logar no sistema, se o  perfil do seu usuários estiver habilitado para acessar esse endereço por padrão, automaticamente, será direcionado para esse endereço. Será apresentado uma tela similar a figura a seguir. 

 

  Nesta tela, há opções para gestão de curso e turmas.

 

Caso esteja navegando na tela principal do sistema, para acessar a área do SGA, basta clicar no card GC2, como ilustra a figura a seguir. 

 

 

2.3 - Acessar Painel de gestão de curso no SGA

Para acessar o painel de gestão curso, interface que permite cadastrar novos cursos e categoria de curso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse  painel do SGA como especifica o item 4.2.2;

  2. Clique na opção Curso. Feito isso, será exibido a tela de gestão de cadastro de curso, como ilustra a figura abaixo.

Uma outra alternativa, é acessar pelo seguinte endereço BADIUNET_URL/tms/discipline/index

3 - Cadastrar Moodle  

Nesta parte vamos explicar o procedimento para integrar a Plataforma Moodle ao sistema SGA. Assim, as ofertas gerenciadas pelo SGA podem ser sincronizadas com o Moodle.  Para isso, siga os seguintes passos:

 

  Acesse a opção Plataforma Moodle na  página principal do sistema. Para isso, você precisa estar logado com perfil de administrador. Após isso, clique no logo para acessar a página principal ou acesse o endereço principal do sistema BADIUNET_URL. Feito isso, você visualiza a tela principal, como ilustra a figura a seguir.

 

Clique na opção Aplicação cliente, ou acesse diretamente o endereço BADIUNET_URL/admin/server/appclient/index



Ao exibir o painel de gerenciamento de aplicação clientes, clique no botão Cadastrar novo. Feito isso, será exibido o formulário para cadastrar a Plataforma Moodle, como ilustra a figura a seguir.



A tabela a seguir, especifica informação que deve ser cadastro em cada campo

Campo 

Descrição

URL

Endereço da Plataforma Moodle

Nome da aplicação cliente

Uma descrição ou nome de identificação do Moodle

Versão do bootstrap

Versão do Bootstrap usado no thema do Moodle. Esse campo não é obrigatório preencher. 

 

Preencha o formulário, em seguida, clique no botão Salvar.
Feito isso, será gerado token e chave de autenticação. 

Devem ser cadastrados na Plataforma Moodle. Para isso, siga orientação do subcapítulo  2.4

 

4 - Cadastrar categoria de curso  

A categoria de curso funciona como unidade de organização dos cursos. Uma categoria pode ter subcategoria, criando assim, vários níveis de organização. Para criar uma categoria de curso, acesse o painel de gestão de curso, conforme o  item 4.2.3.  Feito isso, será exibido a tela de gerenciamento de curso. 

 

 

Clique no link Categoria de curso no menu à esquerda. Feito isso, será exibido o painel de gestão da categoria de curso, como ilustra a figura a seguir.  

 

Você pode chegar nessa tela pelo seguinte endereço: BADIUNET_URL/tms/discipline/category/index

Como ilustra a figura acima, não há nenhum registro cadastrado. Para efetuar o cadastro, clique no botão  Cadastrar novo.  Feito isso, será exibido o formulário de cadastro, como ilustra a figura a seguir. 

Basta preencher os campos e, em seguida, clicar no botão Cadastrar. O grupo de campos Integração com a Plataforma Moodle permite efetuar sincronização com a Plataforma Moodle.  A figura abaixo ilustra uma opção de configuração que replica o cadastro da categoria de curso no Moodle. 

 

 

A versão do sistema prevista para produto III, terá opção de configuração para que os campos de integração com a Plataforma Moodle sejam preenchidos automaticamente com dados padrões. 

Ao efetuar o cadastro, será exibido a tela com os dados da categoria de curso já cadastrados. 

A categoria de curso foi criado no SGA e replicada na Plataforma Moodle. 

 

5 - Cadastrar curso  

Para efetuar o cadastro  de um novo curso, primeiro acesse o painel de gerenciamento do curso. Para isso, siga os procedimentos especificados no item 4.2.3.  Ao acessar, clique no botão Cadastrar novo, que fica à direita.  

 

 

Feito isso, será exibido o formulário de cadastro do curso.  Preencha o formulário, em seguida, clique no botão Salvar



 

5.1 - Cadastrar turma

A oferta de um curso é realizada por meio de uma turma. Para gerar uma nova turma, acesse o painel de gerenciamento da turma de um curso. Para isso, basta clicar no nome do curso na tela de gestão de curso.

Ao clicar no nome do curso, será exibido o painel de gestão da turma do curso selecionado, como ilustra a figura a seguir. 

 

A figura acima ilustra a tela de gestão da turma de um determinado curso. Ainda não há nenhum registro de turma. Para adicionar novo, basta clicar no botão Cadastrar novo,e em seguida preencher o formulário de cadastro da turma. 

 







O formulário de cadastro da turma tem  vários campos organizados em abas. Vamos dar destaque para os campos mais importantes que precisam ser preenchidos. No produto III está previsto a entrega de uma versão atualizada em que os campos vêm preenchidos automaticamente a partir da configuração da turma modelo.  

  1. Efetue a configuração da aba Geral

Tratando-se de uma oferta recorrente, preencha apenas o campo da data de início. 

  1. Preencha as configurações da aba  Configuração da matrícula




A tabela a seguir descreve os principais campos

Campo

Descrição

Data padrão sobre a validade da matrícula

Define a opção da data de matrícula dos alunos. Se for data dinâmica, deve preencher o campo Período de validade da matrícula. Assim, a data será dinâmica. Isso deve ser usado para as turmas com oferta recorrente, ou seja, matrículas sempre aberta.   

Período de validade da matrícula

Define o período de validade de matrícula que será calculada na data que o aluno for inscrito. Por exemplo, 20 dias contando a partir da data de inscrição. 

Replicar cadastro da matrícula

Define que o aluno ao ser inscrito, a matrícula será replicada automaticamente.  Replica a matrícula no curso e  na Plataforma Moodle

Forçar atualização da matrícula

Permite sincronizar atualização da matrícula automaticamente.  Replica a atualização da matrícula no curso e  na Plataforma Moodle

 

  1. Preencha as configurações da aba  Processo de matrícula

Esta aba define a configuração para gerar link de seleção dos alunos. A tabela a seguir descreve cada um dos campos. 

 

Campo

Descrição

Processo de matrícula de ingressantes

Define se a matrícula deve ser gerenciada manualmente ou por meio de um processo de seleção

Data de início de solicitação de matrícula

Se a matrícula deve ser gerenciada   por meio de um processo de seleção, é necessário definir a partir de quando os alunos podem solicitar a inscrição 

Data de término de solicitação de matrícula

Define a data de término para solicitar a inscrição. Isso complementa o campo anterior. 

Critério de análise da solicitação

Especifica o critério de análise da candidatura. Pode ser aceite automático pelo sistema ou homologação manual. 

Endereço de serviço que faz análise automática da solicitação de matrícula

Endereço de serviço com critérios para validar inscrição. Isso é importante quando o público alvo específico.

 

  1. Preencha os campos da aba Integração com a Plataforma Moodle

    A tabela a seguir descreve cada campo

Campo

Descrição

Plataforma Moodle

Selecione a plataforma Moodle em que a oferta será vinculada. Aparece as opções de Moodle cadastrados na aplicação cliente. 

Tipo de sincronização

Especifique se vai replicar o cadastro no Moodle ou se vai usar um cadastro já existente. 

Nível de sincronização

Especifique o nível de cadastro no Moodle. Por se tratar de uma  turma, selecione a opção curso.

Categoria de curso pai

Selecione a categoria pai no Moodle para aloca a turma. Selecione a categoria referente a oferta da disciplina.

 

  1. Clique no botão Salvar no final do formulário. Feito isso, será a turma, como ilustra a figura a seguir.

Foi criado na Plataforma Moodle um curso vinculado à Turma no SGA. 

Na nova versão a ser  entregue no produto III, a turma será criada dentro da subcategoria correspondente ao curso no SGA. Atualmente ficou vinculado à categoria correspondente à categoria de curso no SGA. 

 

Já temos a turma criada e sincronizada com o Moodle. No próximo subcapítulo vamos apresentar o fluxo sobre o processo de seleção de inscrição.

Quando foi criado a turma, foi gerado um link sobre o processo de seleção. Para visualizar esse link, clique no link no nome da turma.

Feito isso, será exibido detalhes da turma. Como ilustra a figura a seguir.

 

 

O link destacado acima é do processo de inscrição. A seguir será abordado o fluxo de inscrição a partir deste link.

 

6 - Fluxo de inscrição 

Nesta parte vamos mostrar o fluxo de navegação para solicitar inscrição a partir do link gerado. O foco é apresentar de modo geral o fluxo. Formulário completo de cadastro, login via SSO gov.br, inscrição via lista de CPF não faz parte do escopo deste produto. Essas funcionalidades serão disponibilizada na próxima versão correspondente ao produto III.

Quando se acessa o link de inscrição, aparece a tela a seguir.



 

Veja parte da tela ampliada

 

Essa tela tem informações do curso gerado na configuração da turma. Ao clicar no botão Inscreva-se neste curso, será exibido o processo de identificação e cadastro. 

Esta tela solicita o CPF. Se o CPF for identificado no sistema, será exibido a tela para cadastrar senha. Se não existir, será exibido um formulário de cadastro básico. 

Preencha os campos básicos do formulário. Em seguida, clique  no  botão Cadastrar.  Em seguida, será exibido tela sobre a solicitação de inscrição. 

Essa tela mostra que a solicitação já foi aceite automaticamente. Apresenta botão para acessar o Moodle. Ao clicar em Acessar o curso, o usuário já cai logado no Moodle no curso vinculado a turma no SGA.