Importação de dados de nota e progresso do Moodle

Importação de dados de nota e progresso do Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Este post aborda o processo de sincronização do SGA com a Plataforma Moodle. Aborda como as turmas no SGA acessam e recebem  informações automáticas do Moodle.  

 

1 - Importação automática 

Para cada turma criada no SGA, há a possibilidade de sincronizar informação com a Plataforma Moodle importando as seguintes informações:

  • Nota final do curso no Moodle

  • Status do progresso no curso do Moodle

  • Status de conclusão do curso no Moodle

O SGA faz importação automática desses dados via cron. O SGA usa essas informações para manipular automaticamente o status da matrícula. Essa configuração é parametrizada para cada curso. 

 

Ao criar uma turma, a sincronização dos dados com Moodle ocorre se duas configurações forem atendidas: Primeiro se a integração com o Moodle for realizado, como ilustra a tela de configuração a seguir. 

 

Além da configuração com o Moodle, é necessário definir a regra de conclusão dos alunos aprovados. Isso é feito na tela de cadastro da turma, como ilustra a figura a seguir. 

 

Feitas essas configurações, no painel de gestão de turma, ao navegar em Avaliação / nota / Avaliação, como ilustra a figura a seguir,  é exibido os itens de avaliação e acompanhamento dos alunos.

 

A coluna Lançamento de dados especifica a fonte de informação. Tendo a fonte a Plataforma Moodle, os dados serão automaticamente importados. O relatório detalhado dos dados importados será implementado no produto IV.  

Pela interface já implementada, é possível acompanhar as notas importadas. 

 

 

2 - Acceso manual aos dados do Moodle

No painel de gerenciamento da turma, é possível efetuar importação manual dos dados da Plataforma Moodle bem como gerar relatórios de acompanhamento. Essas funcionalidades ficam no menu Moodle, como ilustra a figura a seguir. 

 

As opções de acesso aos dados dos Moodle estão destacadas na figura acima. 

 

Sincronizar dados com Moodle

Sincronizar dados com Moodle, possibilita importar manualmente os dados dos alunos. Ao acessar esse link, será exibido a tela a seguir.

A figura a seguir ilustra as opções de dados que podem ser importados.

 

Lista de inscrição na plataforma Moodle

A opção Lista de inscrição na plataforma Moodle gera relatório de matrícula dos alunos inscritos no Moodle. A figura a seguir ilustra isso. Esse relatório pode ser comparado com a lista de matrícula do SGA.

 




Nota final na plataforma Moodle

Esta opção gera relatório da nota final dos cursos na Plataforma Moodle. A figura a seguir ilustra isso. 

 

Esse relatório ajuda a auditar o sistema, ou seja, uma visão transparente dos dados da Plataforma Moodle. 

 

Alunos concluintes na plataforma Moodle

Esta opção exibe lista dos alunos que concluíram o curso na Plataforma Moodle. Os alunos concluintes podem ser parametrizados para mudar o status da matrícula para aprovados no SGA. 

A figura acima ilustra a lista de concluintes no Moodle. Inclusive informa a data de conclusão. Essa data pode ser usada para gerar certificado no SGA. 




Alunos concluintes / nota final na plataforma Moodle

Esse relatório é uma junção das duas últimas. Exibe dados da nota final no curso e registro de concluintes na mesma tela.