Este post tem por objetivo apresentar o processo de matrícula e relatórios de acompanhamento. Aborda duas formas de inscrever alunos nas turmas: inscrição manual e inscrição pelo processo de matrícula.
1 - Processo de matrícula
O processo de matrícula é uma funcionalidade que gera um link para o aluno solicitar inscrição no curso. O item 4.6 do produto II descreve essa funcionalidade. Nesta nova versão foi incorporada a regra de restrição pelo CPF.
A nova regra não muda o fluxo de inscrição. Apenas na hora confirmar a inscrição, verifica se se o usuário que estiver solicitando, está na lista de CPF.
A configuração da lista de CPF deve ser cadastrada ao criar / editar uma turma na aba processo de matrícula.
É necessário selecionar a opção Checagem pela lista de documentos (CPF) no campo Critério de análise da solicitação. No campo Lista de número de CPF separado por vírgula digite a lista de CPF que devem ter inscrição homologado.
Neste caso, quando o usuário efetuar solicitação de inscrição e não tiver CPF na lista, recebe a mensagem de recusa como ilustra a tela a seguir.
O fluxo de inscrição que leva o usuário para essa tela permanece a mesma abordado no item 4.6 do produto II. Também o aluno pode entrar no fluxo de inscrição ao clicar no card no painel do aluno na área de cursos disponíveis.
Ao clicar no botão acessar no card do curso, será levado a tela de do processo de inscrição.
Nesta tela, se inicia o fluxo independente da regra de análise de solicitação.
2 - Inscrição manual
A inscrição manual é quando o administrador ou gerente aloca um determinado usuário em uma turma.
Para isso, primeiro navegue e entre numa turma. Siga a orientação no item 1.7 que explica como acessar o painel de uma turma. Feito isso, clique no menu matrícula.
Ao acessar a tela de matrícula de uma turma, clique no botão Cadastrar novo. Feito isso, será exibido o formulário de inscrição.
O formulário de inscrição já vem preenchido com os dados padrões da turma. Basta selecionar usuário no primeiro campo.
Trata-se de um campo e autocompletar. O usuário deve estar previamente cadastrado no sistema.
A aba replicar cadastro traz configuração definida na turma.
Essa configuração permite lançar alunos na Plataforma Moodle que estiver integrado com a turma.
3 - Liberar inscrição recusados no processo de seleção
Para liberar uma inscrição foi que negada pelo sistema, seja porque o limite de vagas foi esgotado ou o CPF não consta na lista de candidatos homologados, siga os seguintes passos.
Primeiro, acesse a área de gestão de seleção, seguindo orientação no item 1.9. Em seguida, no menu clique na opção Solicitação de inscrição.
Será exibido a tela ilustrada acima. Esta tela mostra todas as requisições. As que forem negadas, podem ser liberadas manualmente. Para isso,clique no status da matrícula que foi recusada.
E selecione a opção Aceite.
Feito isso, a requisição será aceite e o aluno será automaticamente inscrito na turma e na Plataforma Moodle, caso a turma tenha essa configuração.
4 - Relatório de matrícula
O relatório de matrícula pode ser explorado no nível geral e no nível específico de cada turma. No nível geral, pode ser explorada na tela, como aborda o item 1.7.
Nesta tela há três tipos de visualização do relatório de matrícula. A primeira é a lista geral de matrícula de todas as turmas.
A segunda, é uma visão consolidada por turma.
A terceira, é uma visão do processo de seleção por turma.