Erro 504

Erro 504

por Igor Costa -
Número de respostas: 5

Bom dia Lino,

 

Primeiramente parabéns pelo trabalho com esse plugin.

Estou usando ele a mais de um mês, porém recentemente ele começou apresentar problemas de estabilidade.

Ao tentar acessar algum relatório, ou até mesmo as subdivisões de relatório, acontece o erro 504:

 

 

Aparentemente o plugin decide quando quer funcionar, e preciso ficar reiniciando a página por cerca de meia hora até a boa vontade dele carregar devidamente o relatório.

Conseguiria palpitar de como provavelmente consigo resolver isso?

Em resposta à Igor Costa

Re: Erro 504

por Lino Vaz Moniz -

Igor,

O problema que vc reportou ocorre sempre nos mesmos relatórios ou em qualquer relatório em determinados horários. Se for só em alguns relatórios, favor me informa quais relatórios. Se for em determinados horários, me informa os horários para avaliar o que pode estar ocorrendo.

 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Erro 504

por Igor Costa -

Bom dia Lino,

 

Não segue nenhum padrão de horários.

O problema ocorre em 90% do tempo. Ocasionalmente os relatórios carregam por alguns minutos e consigo extrair, mas depois voltamos ao erro.

Quanto ao relatório, é independente do relatório, qualquer um que tento acessar gera esse erro. As vezes, até para acessar a subdivisões dos tipos de relatório da esse erro também, mas isso é um pouco mais incomum.

Em resposta à Igor Costa

Re: Erro 504

por Lino Vaz Moniz -

Igor,

Para mapear a causa do erro, execute os seguintes passos:

  1. Limpe o cache do Moodle https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=913

  2. Acesse o endereço MOODLE_URL/admin/settings.php?section=local_badiunet 

  3. Mude o valor do campo Url de https://mreport1.badiu.com.br para https://mreport1.badiu.com.br/app_dev.php

  4. Salve as alterações

  5. Faça logoff e entre novamente. Em seguida navegue nos relatórios do MReport



A alteração feita permite navegar o serviço em modo de debug. Os erros que sugiram virão com descrição. O que permite facilitar o diagnóstico.

 Depois me reporta o detalha das falhas.

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Erro 504

por Igor Costa -

Lino,

 

Infelizmente o erro continua igual, sem nenhuma descrição adicional:

Inclusive, as vezes não consigo nem entrar nas subdivisões dos relatórios, como aconteceu agora.

Anexo imagem_2022-09-14_133226848.png
Em resposta à Igor Costa

Re: Erro 504

por Lino Vaz Moniz -

Igor,

A hipótese mais provável da causa do erro é o bloqueio do firewall do servidor em que o seu Moodle está instalado. 

As requisições quando dá esse erro ou demora não chegam na plataforma de serviço do MReport.  Veja a com equipe da infraestrutura se há algum bloqueio de conexão remota do endereço https://mreport1.badiu.com.br ou ip 104.248.236.85

 

O MReport, plugin instalado no Moodle é uma aplicação cliente. Conecta com a plataforma de serviço online https://mreport1.badiu.com.br para funcionar. Quando se solicita um relatório, uma requisição é enviada ao serviço online. Este por sua vez faz conexão no segundo plano com o Moodle que gera relatório e devolve a plataforma de serviço. Ao receber a resposta, devolve para o Moodle o resultado. 

 Como há uma interconexão no segundo plano, a política do firewall da sua infraestrutura deve estar barrando isso. Veja isso como hipótese mais provável da lentidão ou intermitência de acesso. 

Situações como essa já ocorrem com outros clientes. A solução foi liberar ip  104.248.236.85 no firewall. 

Favor analise e me dê um feedback.