Dúvidas sobre o Mreport

Dúvidas sobre o Mreport

por Alvaro Leiroz -
Número de respostas: 1

Olá Lino e colegas

Queria tirar umas dúvidas em relação ao Mreport, irei fazer uma introdução para entender minhas perguntas.

Hoje trabalho em uma instituição privada de ensino superior e estamos utilizando o moodle, foi solicitado alguns relatórios que o Mreport faz e queria utilizá-lo. Mas aqui tem algumas questões burocraticas, auditoria e etc. E minhas perguntas são?

1° - O Mreport segue corertamente a LGPD?

2° - Mreport colhe alguma informação? Ele é um serviço online, e vai ter acesso ao BD e informações do moodle da instituição, então queria saber.

 

Obrigado, aguardo retorno.

Em resposta à Alvaro Leiroz

Re: Dúvidas sobre o Mreport

por Lino Vaz Moniz -

Alvaro,

 

1- O MReport é um serviço online integrado Moodle; 

 

2 - Em relação a LGPD, o projeto MReport têm aprimorado os processos. Mas ainda tem pontos a serem ajustados que estão previstos nas próximas atualizações.   Itens tais como:

 

  1. Detalhamento de como funciona o sistema, dados que são coletados  e informação sobre regras e limites de uso no termo de aceite ao ativar o serviço. Atualmente essas informações estão nos posts e FAQ. Clique aqui e veja FAQ. 

  2. Telas e funcionalidades para o usuário cancelar a conta e acompanhar o fluxo de comunicação com a plataforma de serviço;

  3. Opção para desabilitar relatórios que são processados e entre outras funcionalidades;

 

2 - Sobre a coleta de dados, em resumo, há dois tipos de dados que a Plataforma de serviço coleta: dados de identificação do Moodle, como nome e url. Dados dos administradores do Moodle: nome e email. Dados do usuário que acessa os relatórios: nome e email.  Para mais detalhes vou colar texto abaixo que está no FAQ.

A plataforma de serviço coleta dados do Moodle?

A plataforma de serviço não faz cópia da base do Moodle e nem armazena remotamente os dados do banco do Moodle.  

A plataforma de serviço coleta e armazena os seguintes dados quando o plugin badiunet for ativada após a instalação: 

  • Nome do site, versão e endereço (URL)  do Moodle
  • Nome e versão  do thema padrão habilitado no Moodle
  • Nome e e-mail dos usuários com perfil de administrador 
  • Versão do plugin badiunet

Essas informações são usadas para criar uma conta na Plataforma de serviço.  Essa conta é associada a tokens que são registrados no Moodle. 

Quando se navega nos relatórios no Moodle, uma sessão de comunicação é gerada entre a Plataforma de serviço e o Moodle. Para gerar essa sessão, os seguintes dados são coletados pela plataforma de serviço no processo de comunicação:

  • Nome do site, versão e endereço (URL)  do Moodle
  • Nome e versão  do thema padrão habilitado no Moodle
  • Nome, e-mail, username e nome breve (shortname) do perfil  (exemplo: admin, teacher, manager) do usuário logado que está acessando plugin badiunet
  • Versão do plugin badiunet
  • Informação do navegador usado para acesso (nome do navegador e versão). Dados capturado pelo comando $_SERVER['HTTP_USER_AGENT']
  • IP do navegador cliente em uso

Esses dados são usados para  checar a identidade do Moodle e verificar a autenticidade em conjunto com os tokens. A identificação do usuário logado tem por objetivo definir nível de permissão de quais relatórios deve ter acesso.

Os relatórios processados são formatados na plataforma de serviço. Não são armazenados nela. Após a formatação é devolvido para Moodle. Isso fica no nível do tráfego. A formatação é feita no nível da memória RAM.

Quando ocorre exportação de relatório para excel ou csv, é feito uso da memória temporária para gerar o arquivo. Como os dados de consulta ao banco são paginados, um arquivo temporário é criado na plataforma de serviço para receber os dados de cada  consulta paginada. Ao terminar de montar o arquivo, após o download  ou envio por e-mail quando se trata da agenda, o arquivo é excluído.