Mapear alunos que acessaram o Moodle no final de semana ou em determinados dias pelo Plugin MReport

Mapear alunos que acessaram o Moodle no final de semana ou em determinados dias pelo Plugin MReport

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

                Se você precisar gerar uma lista de alunos que acessaram o curso em um determinado período, a alternativa que o Moodle oferece é o relatório de log. Só que esse relatório traz a lista detalhada de todos acessos feitos pelos usuários e não uma lista com nome de cada usuário que realizou acesso, independe de quanto e quando o acesos foi feito.

                O MReport gera um relatório que soluciona exatamente essa questão. Trata-se do relatório de log Acesso único por usuário. Este relatório lista os usuários que realizaram um ou mais acesso em um determinado período selecionado. O filtro pode ser feito por curso ou por ação específica.

 Para acessar o relatório siga os  seguintes passos:

1)      Acesse página principal do relatório pelo bloco badiumreport ou então  no seguinte link MOODLE_URL/Local/badiunet    O acesso deve ser feito com perfil admin

 Ao acessar, será exibido a lista geral de menus de relatórios, como mostra a figura a seguir.

Tela principal do MReport

 

2)      Clique no card Histórico de acesso que fica no final da tela. Feito isso, será exibido a tela ilustrado a seguir.

Opções gerais do relatório de log

 

3)      Clique no card Acesso único por usuário.  Feito isso, será exibido o relatório a seguir.

Relatório de acesso consolidado por usuário

 

                O relatório exibido acima lista a relação de usuários que logaram no Moodle nos últimos 24 horas.  Isso devido ao filtro padrão. Ao clicar no link  Busca avançada  que fica após o botão Pesquisar, será exibida as opções avançadas de filtro, como ilustra a figura a seguir.

Opções avançadas de filtro do relatório de log consolidado por usuário

                Os dois campos com destaques em vermelho são filtros padrões. Para ampliar o filtro, basta mudar valor nesses campos e também preencher as outras opções de filtro. Há um limite de filtro de data de 7 dias. Esse limite é para evitar sobrecarga de dados no Moodle. Esse limite pode se customizado.

                Caso pretenda efetuar filtro por curso ou categoria de curso, basta acessar a aba curso e preencher os campos de filtro. 

                Uma opção importante é a exportação para excel  ou agendamento do relatório filtrado. A agenda neste caso pode ser útil para disparar uma mensagem para administrador ou tutor informando os alunos que acessaram o curso ou a Plataforma Moodle nos últimos 7 dias ou nos últimos 24 horas, conforma for parâmetro de filtro.