Correção do erro de instalação do plugin badiunet

Correção do erro de instalação do plugin badiunet

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Um dos erro que vem ocorrendo em algumas versões do Moodle tais como 3.4 ao instalar o plugin badiunet,  é a seguinte:

Specified key was too long; max key length is 767 bytes

Esse erro ocorre ao criar index únicos nas colunas do tipo char. O interpretador do XML acaba gerando esse erro em algumas versões. 

A versão lançada hoje, dia 18 de dezembro de 2019 corrige esse erro. A alternativa foi reduzir os campos de index únicos de 255 caracteres para 100 caracteres. Além disso, declarar index único desta forma 

<KEY NAME="name" TYPE="unique" FIELDS="name" />

e não mais  em index como mostra o código a seguir:

<INDEX NAME="name" UNIQUE="true" FIELDS="name"/>

Com essas alteração, agora plugin badiunet não dá mais erro ao instalar na versão 3.4 do Moodle. Qualquer dúvida, compartilhe aqui. 

Se você enfrentando esse erro com outros plugins do Moodle, já fica a dica. Para descobrir esse erro, adotei a seguinte estratégia:

a) Comparei o arquivo xml do plugin badiunet com outros plugins como questionnaire;

b) Comparei  a maneira como eu estava criando index único com código do Moodle que cria index na tabela mdl_config e mdl_config_plugins 

Com essas comparações ajustei o meu código e funcionou. O método comparativo mais uma vez me salvou.