Donizete,
Conseguir realizar um teste sobre solicitação de curso. Recebi e-mail sobre solicitação a também recebi e-mail sobre aprovação. Segue algumas observações e orientação para você prosseguir com a customização.
a) Localizei os pacotes de idioma responsáveis para essas mensagens. Usei um mecanismos de busca do linux. Como esse comando:
grep -r "Seu curso solicitado," MOODLE_DATA
Com essa pesquisa localizou string que veio no e-mail na lista de arquivos do Moodledata. Lembre que MOODLE_DATA deve ser endereço de onde está a pasta moodledata. Com esse método de pesquisa, localizei os dois strings no pacote de idiomas. Segue:
Texto de solicitação
MOODLEDATA/lang/pt_br/admin.php
$string['courserequestnotifyemail'] = 'O usuário {$a->user} solicitou um novo curso em {$a->link}';
Texto informando aprovação
MOODLEDATA/lang/pt_br/admin.php
$string['courseapprovedemail2'] = 'Seu curso solicitado, {$a->name}, foi aprovado. Para acessar seu novo curso, vá para {$a->url}';
Agora, com essa localização, faça edição direto desses string adicionando novos variáveis. Isso não é certeza que vá funcionar, mas teste para ver. Se não funcionar a solução é adicionar esses variáveis no core do código do Moodle.
2) Certamente vai ser necessário hacker o Moodle para adicionar novas variáveis. Cada atributo definido no objecto $a no pacote de idioma deve ser previamente definido antes no objeto. Por se tratar de um código de core de Moodle, a alternativa é efetuar hacker de código. Para isso, é necessário mapear em qual parte do código o objeto $a é passado para o pacote de idioma. Ao identificar, verificar nome dos atributos que tem e adicionar novos se for o caso. Esse rastreamento deve ser feito no código que gera solicitação em
MOODLE_URL/course/request.php
e também no código que efetua aprovação que fica no arquivo:
MOODLE_URL/course/pending.php
Esse é o caminho que vejo para solucionar essa questão. Trilhe esse caminho. Qualquer dúvida, compartilhe. Para esse processo, pode ser que você venha precisar de um programado PHP.