Para configurar SMTP no Moodle, siga os seguintes passos:
1) Acesse o Moodle com perfil de administrador
2) Acesse o endereço
MOODLE_URL/admin/settings.php?section=outgoingmailconfig
Ao acessar, deve aparecer o formulário a seguir
3) A figura acima mostra exemplo de uma configuração. Ao efetuar a configuração, alguns cuidados devem ser tomadas:
a) No campo Servidor SMTP, coloque o host do SMTP. Se a porta não for padrão 25, coloque o parta no final separado por dois pontos. Deve ficar assim: host:porta
b) No campo Segurança SMTP deve ser selecionado o protocolo de segurança. Se a porta for 465, o protocolo deve ser SSL.
Após a configuração, faça um teste de funcionamento. Também pode habilitar debug de SMTP para ver possíveis falhas.
Uma alerta importante é usar conta transacional para Moodle quando há muitas mensagens do fórum. SMTP transacional dá uma maior garantia de entrega de e-mail.
Veja também
Testar funcionamento de e-mail no Moodle
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=39
Configurar servidor de e-mail no Moodle
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=38