Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 11

O moodledata do armazena arquivos de usuários e aquivos de cache. Ao excluir os arquivos, tome cuidado para não remover aquivos que fazem parte do core. Segue a lista de postas que você pode apagar o conteúdo:

  • cache - armazena cache do sistema
  • temp - armazena arquivos temporários e arquivos de backup
  • sessions - armazena sessão de usuário
  • localcache  -armazena sessão de usuário

O conteúdo das pastas session e localcache  se forem exlcuídas, os  usuários que estiverem online vão perder sessão. Serão redirecionados para a página de login. 

As pastas a seguir não recomento excluir, fazem parte do core. Se apagar vai dar treta no Moodle. 

  • filedir - aquivos usuários e conteúdos do curso
  • lang - pacote de idioma

 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Orlando Junior -

Lino, tudo bem?

Estou com um backup da aplicação (moodle+moodledata+banco) com quase 24Gb. 

E a pasta Moodledata é a que contribui, consideravelmente, para o tamanho desse backup.

Atualmente eu faço o backup dos cursos, individualmente, pela aplicação. Salvo o arquivo compactado em outra máquina. E faço a exclusão do mesmo no Moodle. Mas parece que esse procedimento não está diminuindo tanto a pasta moodledata.
O que mais posso fazer para tentar diminuir o tamanho da mesma?

Em resposta à Orlando Junior

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Lino Vaz Moniz -

Orlando,

Faça consulta do tamanho da pasta moodledata e da pasta moodledata/filedir

Os aquivos do filedir não devem ser excluídos. Se excluir alguma referência de conteúdo ou submissão de alunos ficarão órfãos. 

Tente analisar o motivo do tamanho. Se for vídeos, use fora em servidores de stream como vimeo. Ser for arquivos PDF  de conteúdo replicados em vários cursos, tem usar repositórios como S3  e faça referencia dentro do curso. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Orlando Junior -

Oi Lino, obrigado pelo rápido retorno.

Não trabalhamos com vídeos no Moodle. No máximo são embedados de outras plataformas.
Nossa pasta filedir está com 26Gb.

Então, pelo jeito, vou ter mesmo é que fazer um upgrade no storage da mesma.
Até que consiga apagar mais alguns cursos do ambiente.

 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Orlando Junior -

Aproveito para fazer uma outra pergunta:
Como saber a que se refere determinada pasta que fica dentro da pasta moodledata/filedir ?

Em resposta à Orlando Junior

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Lino Vaz Moniz -

Orlando,

Para localizar arquivos no MOODLEDATA/filedir veja esse post: https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=693

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Orlando Junior -

Lino, obrigado pelo retorno.

Mas essa consulta não vai ajudar muito.
A não ser que tenha uma maneira de descobrir, de acordo com essa(s) chave(s), a qual curso a(s) mesma(s) se refere(m).


Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Carlos Omar -

Oi pessoal, bom dia!

Preciso de uma luz para solucionar um problema aqui no nosso Moodle.

Inicialmente foram enviados vídeos grandes para dentro do Moodle, isso é errado, eu sei. Mas eles não sabiam.!


Depois eu orientei para fazer com o Iframe e hospedar no Vimeo. Beleza até ai!!


Agora a pasta do Moodle ficou com 38 GB, deve ser aquele monte de vídeos que subiram antes e pelo visto eles não acharam onde apagar!

 

Eu estou tentando achar onde posso apagar os vídeos um x um, já entrei em cada curso, eu só consigo visualizar os vídeos, pasta e tudo mais,

mas não aparece nenhum botão para poder deletar o vídeo mesmo!

 

Podem me ajudar??  Onde posso achar e apagar de fato esses vídeos para liberar espaço do servidor!

Em resposta à Orlando Junior

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Jeronimo Lima -
Em resposta à Jeronimo Lima

Re: Excluir arquivos temporários e chace do moodledata

por Carlos Omar -

BOA TARDE.

Eu tive que entrar nos cursos para poder apagar em cada um deles os vídeos que haviam sido upados antes.

veja na imagem como fazer:

tem que entrar como admin ou professor que permita ativar a edição do curso, ok?

Eu conferi depois se estava mesmo diminuindo o tamanho do uso de disco (antes de quase 30 Gb), e SIM, aqui baixou 18Gb de uma vez, após excluir uns 40 vídeos assim como na imagem abaixo.