Como instalar um plugin no Moodle

Como instalar um plugin no Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Este post visa apresentar o procedimento para instalar plugins no Moodle. Não entra no mérito do tipo específico do plugin. O foco é apresentar regra geral que se aplica a qualquer plugin. Para instalar um plugin, basta seguir o procedimento que será apresentado. 

Como demonstração, será apresentado passo a passo sobre a instalação do plugin  questionnaire (enquete). Segue os passos:

 

  1. Obtenha os arquivos do plugin. Tratando-se do plugin de enquete, faça download no link disponível no repositório do Moodle: https://moodle.org/plugins/view.php?plugin=mod_questionnaire

  2. Descompacte o arquivo baixado. Abra o arquivo README.txt e veja instruções de instalação. Uma outra alternativa é abrir o arquivo version.php e verificar o tipo de plugin. Isso é definido na variável $plugin->component. Veja a definição dessa variável no plugin questionnaire:
    $plugin->component = 'mod_questionnaire';
    O valor mod_questionnaire  significa que se trata de um plugin de tipo atividade ou recurso. O underline (_) é o separador do tipo de plugin e o nome técnico. mod se trata de plugins do tipo atividade / recurso que devem ser instalados na pasta MOODLE_DIR_INSTALL/mod. questionnaire é o nome técnico. A pasta com esse nome deve ter os arquivos do plugin. Ao ser instalado, deve ficar nesse endereço OODLE_DIR_INSTALL/mod/questionnaire no servidor.

  3. Coloque a pasta com nome técnico do plugin em  MOODLE_DIR_INSTALL/mod. Dentro desta pasta, verifique se existe o arquivo version.php e também subpasta lang. Essa checagem é fundamental para ter certeza de que os arquivos do plugin estão dentro da pasta com nome técnico. Isso evita situações em que faz o download do plugin que não foi empacotado numa pasta que tenha nome técnico. Caso se depare com essa situação, tenha cuidado ao organizar os arquivos dentro da pasta apropriada, o que  definido na variável   $plugin->component.

  4. Acesse o Moodle com perfil de admin e navegue em Painel / Administração do site / Avisos ou acesse  diretamente MOODLE_URL/admin/index.php?cache=1. Feito isso, será exibido a lista de plugins novos para efetuar a atualização. Será uma tela similar a figura  a seguir. 


 

  1. Clique no botão Atualizar base de dados do Moodle agora. Feito isso, será processada a instalação. 



Caso o plugin tiver variáveis a serem configuradas, será exibido um formulário em seguida. Há plugin que não exibe isso, uma vez que faz inserção na base com valores padrões.  Caso  exibir, será similar a figura a seguir. 

 

Ajustes as configurações e clica em Salvar mudanças. Você pode também salvar as configurações e efetuar as alterações depois. 

 

A demonstração usou como exemplo o plugin questionnaire. Para outros plugins, o procedimento é similar.