Relatório SQL - Campos personalizados

Relatório SQL - Campos personalizados

por Kiko Castro -
Número de respostas: 12

Olá, Lino!

Estou trabalhando em um relatório SQL e quero listar os campos personalizados que criei, porém eu percebi que esses campos são armazenados no Moodle como registros na tabela "mdlrv_user_info_data".

Como devo fazer para listar esses campos personalizados como títulos das colunas com seus respectivos registros (valores) em meu relatório SQL?

Em resposta à Kiko Castro

Re: Relatório SQL - Campos personalizados

por Lino Vaz Moniz -
Em resposta à Lino Vaz Moniz

por Kiko Castro -

Lino,

Esse post era exatamente o que eu procurava.

E agora, com relação à inserção de dados via SQL nesses campos, qual seria o comando SQL para isso? Pois vi que a estrutura trata o campo e o valor personalizados como registros.

E esse novo cadastro, tem como já definir o perfil (estudante, professor, etc.) desse usuário?

por Lino Vaz Moniz -

Kiko,

Para pupular campos do perfil do usuário, siga orientação nesses posts:

Criar e editar categoria de campo de perfil de usuário no Moodle com comando SQL
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=241

Tabelas que registram dados do usuário no Moodle
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=193

Filtro geral pelo campo de perfil
https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/search.php?id=2&search=mdl_user_info_data

por Kiko Castro -

Então, Lino, muito obrigado novamente!

Meu cenário é o seguinte: Criei 3 tipos diferentes de formulário de cadastro no Moodle (Profissional, Estagiário e Empresa), porém o formulário de cadastro de Profissionais deve ser pago (via PagSeguro) e isso ainda não consegui. Você sabe se há algum plugin de inscrição no Moodle (igual ao plugin Pagseguro para inscrição em cursos)?

por Lino Vaz Moniz -

Kiko,

Plugin de pagamento tem vários. Há paypal e o próprio paguesguro acho que há plugin também para Moodle. Há também projetos comerciais neste sentido. Eu particularmente não utilizo essas soluções uma vez que fluxo de inscrição e pagamento varia muito de projeto para projeto. Sendo assim, via de regra requer customização. 

Se você consegue via código efetuar pagamento ou integração com pagueseguro, a inscrição no Moodle você pode também customizar via código. Se precisar, posso pegar API  de projetos já implementados como o do plugin Badiu Grade Curricular

Nesse plugin tem API que uso para realizar inscrição no Moodle via PHP. 

por Kiko Castro -

Lino,

Consegui criar os 3 formulários separadamente via código mesmo, inserindo via SQL diretamente no DB do Moodle.

Com relação às inserções das inscrições em Cohorts, você poderia orientar como proceder?

por Kiko Castro -

Lino,

Acabei de encontrar sua orientação de como inserir inscrições em Cohorts (https://comunidade.badiu.com.br/mod/forum/discuss.php?d=70).

Porém, no formulário de inscrição que criei via SQL, onde são inseridas informações básicas e ainda não foi criado o "iduser", pergunto se tem como a inserção dessa inscrição ser feita diretamente em determinado Cohort. Há essa possibilidade?

por Lino Vaz Moniz -

Kiko

Quando o usuário é inserido no grupo cohort, automaticamente é inserido no curso cujo grupo cohort estiver vinculado ao método de inscrição. Certamente esse comportamento pode não ocorrer se a inserção for feita via SQL. Teria que fazer um teste para ver. Neste caso, o cron que fará essa inscrição depois de ser rodado. 

A questão de inserir userid é necessário. No formulário que estiver efetuando cadastro terá que ter uma lógica de capturar id do usuário. 

por Kiko Castro -

Opa, Lino!

Entendi e consegui contornar.

O cadastro via SQL está funcionando normalmente, porém, há uma forma desse usuário seja cadastrado "bloqueado", sendo necessário o administrador "habilitar" o acesso desse usuário sem ele precisar confirmar por email?

Pergunto isso, pois mudei o campo "confirmed" para "0", porém aparece a mensagem exigindo que o usuário complete seu cadastro pelo email, além disso, meu formulário não envia email para o usuário.

por Kiko Castro -

Lino,

Consegui o que eu queria, acrescentando o campo "suspended", dessa forma o cadastro é realizado com o usuário "bloqueado".

Muito obrigado pelas dicas e orientações que têm me ajudado bastante!

por Luis Otavio Cintra -

Opa, boa tarde.  Realmente quando faz a inserção diretamente no SQL do coorte não cadastra o usuário nos cursos. Existe uma forma de isso acontecer?

Em resposta à Luis Otavio Cintra

por Lino Vaz Moniz -

Luis,

Via SQL não dispara gatilho automático para replicar usurios nos cursos que o grupo cohort estiver vinculado. Nese caso, sugiro usar API  do grupo cohor ou então explorar webservice do Moodle.