O objetivo deste post, é mapear indicadores que devem ser levantados junto ao cliente para efeito de montagem de relatório na Plataforma Moodle
Esse mapeamento visa identificar contexto de como o curso/ oferta é organizado no Moodle.
As questões estão organizadas em seguintes grupos:
-
Configuração do curso
-
Organização das atividades no curso
-
Processo de inscrição
-
Avaliação do curso / enquete
I - Configuração do curso
-
A escala de avaliação da nota final do curso é a mesma para todos os cursos;
-
Todos os cursos são configuração com rastreamento de conclusão;
-
Qual é a quantidade de cursos ofertados?
-
Os cursos ofertados são autoinstrucionais ou têm acompanhamento do tutor?
-
Os cursos têm data fixa de início e encerramento?
-
Os cursos já foram ofertados ou ainda está em fase planejamento?
-
Qual é o critério de conclusão do curso?
II -Organização das atividades no curso
-
As atividades estão configuradas com rastreamento de conclusão?
-
As atividades têm configuração de condicionalidade? Ou seja, só deve ser acessada após o aluno concluir atividade pré-requisito;
-
Qual é a escala de nota das atividades avaliativas?
-
Usa-se label (rótulo) para publicar conteúdo no curso?
-
Como é organizada a atividade de recuperação?
-
Quais recursos (plugins) do Moodle são usados para organizar material de didático e avaliação?
-
III - Processo de inscrição
-
Como é o processo de cadastro de alunos e sua distribuição por curso?
-
Usa-se recurso grupo para separar alunos por tutor?
-
A inscrição de novos alunos é aberta, pode ocorrer a qualquer momento, ou há um período início/encerramento padrão para todos os alunos?
-
Existe configuração de data de início e encerramento do curso personalizado por aluno?
-
Qual é o critério que define abandono / desistência e evasão?
-
Qual é a quantidade total de alunos?
IV - Avaliação do curso / enquete
-
Existe um padrão de organização de enquetes que se aplica a todos os cursos?
-
As enquetes estão estruturadas em fases: enquete de abertura (avaliação de conhecimento prévio), enquete de encerramento (enquete de avaliação de conhecimento para alunos concluintes), enquete desistente / reprovados (avaliação dos alunos não concluintes)?
-
Todas as enquetes são padronizadas e aplicadas para todos os cursos?
-
A ferramenta no Moodle usado para enquete é plugin questionnaire?
-
Usa-se a configuração da enquete pública / modelo do plugin questionnaire https://moodleeduc.badiu.com.br/?p=160?
-
Sobre a aplicação da enquete, já ocorreu alguma variação de questões e chave de identificação de questão de uma oferta para outra?