Levantamento de dados sobre organização da oferta no Moodle para planejar relatórios

Levantamento de dados sobre organização da oferta no Moodle para planejar relatórios

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

O objetivo deste post, é mapear indicadores que devem ser levantados junto ao cliente para efeito de montagem de relatório na Plataforma Moodle

Esse mapeamento visa identificar contexto de como o curso/ oferta é organizado no Moodle. 

 As questões estão organizadas em seguintes grupos: 

  • Configuração do curso

  • Organização das atividades no curso

  • Processo de inscrição

  • Avaliação do curso / enquete

I - Configuração do curso

    1. A escala de avaliação da nota final do curso é a mesma para todos os cursos;

    2. Todos os cursos são configuração com rastreamento de conclusão;

    3. Qual é a quantidade de cursos ofertados?

    4. Os cursos ofertados são  autoinstrucionais ou têm acompanhamento do tutor?

    5. Os cursos têm data fixa de início e encerramento?

    6. Os cursos já foram ofertados ou ainda está em fase  planejamento?

    7. Qual é o critério de conclusão do curso?


II -Organização das atividades no curso

    1. As  atividades estão configuradas com rastreamento de conclusão?

    2. As atividades têm configuração de condicionalidade? Ou seja, só deve ser acessada após o aluno concluir atividade pré-requisito;

    3. Qual é a escala de nota das atividades avaliativas?

    4. Usa-se label (rótulo) para publicar conteúdo no curso?

    5. Como é organizada a atividade de recuperação?

    6. Quais recursos (plugins) do Moodle são usados para organizar material de didático e avaliação?



III - Processo de inscrição

    1. Como é o processo de cadastro de alunos e sua distribuição por curso?

    2. Usa-se recurso grupo para separar alunos por tutor?

    3. A inscrição de novos alunos é aberta, pode ocorrer a qualquer momento, ou há um período início/encerramento  padrão para todos os alunos?

    4. Existe configuração de data de início e encerramento do curso personalizado por aluno? 

    5. Qual é o critério que define abandono / desistência e evasão?

    6. Qual é a quantidade total de alunos?

IV - Avaliação do curso / enquete

    1. Existe um padrão de organização de enquetes que se aplica a todos os cursos?

    2. As enquetes estão estruturadas em fases: enquete de abertura (avaliação de conhecimento prévio), enquete de encerramento (enquete de avaliação de conhecimento para alunos concluintes), enquete desistente / reprovados (avaliação dos alunos não concluintes)?

    3. Todas as enquetes são padronizadas e aplicadas para todos os cursos?

    4. A ferramenta no Moodle usado para enquete é plugin questionnaire?

    5. Usa-se a configuração da enquete pública / modelo do plugin questionnaire https://moodleeduc.badiu.com.br/?p=160?

    6. Sobre a aplicação da enquete, já ocorreu  alguma variação de questões e chave de identificação de questão de uma oferta para outra?