Lentidão no Moodle 100% no apache.

Lentidão no Moodle 100% no apache.

por Thiago Soares -
Número de respostas: 3

Boa noite pessoal.

 

Tenho pego uma lentidão no ambiente Moodle.

 

Minha configuração são 2 máquinas linux com dois núcleos e 4 GB de RAM cada, a primeira máquina tem a aplicação e a segunda máquina tem a base de dados.

 

Ao monitorar os processos, a máquina que tem a aplicação o processo do Apache chega a 100% a cada clique em qualquer link.

 

Ao inspecionar o elemento vi que o arquivo CSS all leva mais de 7 segundos para carregar. Não estou com o modo designer habilitado.

Alguém já pegou essa lentidão no Moodle?

Um servidor com Ngix será que pode melhorar o desempenho?

O que vocês me sugerem?

Em resposta à Thiago Soares

Re: Lentidão no Moodle 100% no apache.

por Álef Henrique -

Bom dia Thiago!

Tive o mesmo problema, fiz uma análise e descobri que era a versão do PHP, estava com a 7.0.X, troquei para versão 7.1.26 e o problema foi corrigido. 

Espero que seu problema seja resolvido! 


Em resposta à Álef Henrique

Re: Lentidão no Moodle 100% no apache.

por Lino Vaz Moniz -

Thiago,

Há inúmeros motivos que podem causar esse tipo de problema. Para solucionar esses problemas, geralmente, utilizo seguintes estratégias para identificar a causa.

1)      Uso  comando htop, nmon e iotop para monitorar o servidor. Esses comandos podem ser instalas de seguinte forma no Debian / Ubuntu


sudo apt-get install htop
sudo apt-get install nmon
sudo apt-get install iotop

2)      Geralmente o problema ocorre de repente. Neste caso, faço uma vasculha non servidor para identificar o que foi alterado recentemente. Faço cruzamento de arquivos de log do apache com a carga de log  no Moodle para ver se houve alguma carga de acesso fora da curva recentemente;

3)      Sempre uso um ambiente de teste  do Moodle com clone de dados de produção. Neste caso, no ambiente de teste fica fácil simular os problemas e alterar as variáveis do servidor para identificar possíveis solução do problema e depois aplicar no servidor.

 

4)      Também uma prática que ajuda é configurar uma nova máquina com apache. Restaurar clone de uma máquina com apache que já está bem configurada  ou com configurações de funcionamento de produção que deram certo. Rodar o servidor a partir da nova máquina.

 

5)      Uma  outra alternativa é comparar as principais variáveis de configuração do servidor que está dando problema com um servidor parecido que está funcionando sem problemas.

 

Essas dicas podem auxiliar em identificar potencias causas do problema do servidor. Espero ter ajudado. 

Em resposta à Lino Vaz Moniz

Re: Lentidão no Moodle 100% no apache.

por Thiago Soares -

Boa noite, estou usando o tema Boost, tinha criado os arquivos CSS externo e foi isso que causou a lentidão.

Coloquei o CSS dentro do Moodle e acabou a lentidão no sistema. Obrigado pelo apoio.