Opções de ferramenta de enquete para Moodle

Opções de ferramenta de enquete para Moodle

por Lino Vaz Moniz -
Número de respostas: 0

Este post tem por objetivo analisar alguns plugins da Plataforma Moodle que podem ser usadas como instrumento de pesquisa para coletar opinião e feedback dos alunos.

A tabela a seguir apresenta algumas ferramentas de enquete. Descreve cada uma, apontando as suas funcionalidades e limitações. 



Plugin / Ferramenta

Descrição

questionnaire

questionnaire é ferramenta mais usada para enquete. Não vem instalado no Moodle por padrão. Apresenta vários tipos de questões: objetivas, abertas, numérica, escala etc.

Veja aqui os tipos de questões:

https://docs.moodle.org/39/en/Questionnaire_question_types


Permite organizar as questões por página. Também possibilita questões condicionadas. Neste caso, força uso quebra de página para mostrar as questões condicionadas. As questões condicionadas são exibida em uma única página. 


Para ver como customizar questões condicionadas, consulte o link a seguir: 

https://docs.moodle.org/39/en/Questionnaire_Conditional_branching


Para usar as questões condicionadas é necessário habilitar isso na configuração da atividade. Por padrão, vem desabilitado. 


Link para download:
https://moodle.org/plugins/mod_questionnaire

feedback

Feedback é um plugin padrão do Moodle. É similar ao questionnaire. Permite criar questões objetivas e abertas. Nas questões numéricas, permite configurar intervalo de valor. 


Permite configurar questões condicionadas. No entanto, o condicionamento só funciona se a quebra de página for adicionada para que a questão condicionada fique em uma página separada. Se essa configuração não for feita a condicionalidade não funciona.  


Diferente do questionnaire, a quebra de página deve ser configurado manualmente nas questões condicionadas. 

Para explorar mais esse plugin, consulte a documentação.


https://docs.moodle.org/39/en/Feedback_activity

survey

Trata-se da atividade pesquisa de avaliação que vem habilitado por padrão na Plataforma Moodle.


Trata-se de um instrumento de coleta de dados cujas questões são padrões. Não há possibilidade de customizar as questões. 


Para mais detalhes, consulte a documentação https://docs.moodle.org/39/en/Survey_activity

surveypro

Survey Pro é um plugin baseado no survey que permite customizar questões. Oferece uma lista grande de opções  de tipos de questões: objetivas, aberta, arquivo, numérico, data etc.  


As questões numéricas podem configuradas para aceitar determinados intervalos de valores. 


Assim como feedback e questionnaire, as questões podem ser separadas por página. 


Permite configurar questões condicionadas.  Estes podem ser organizadas em página separadas ou não.  


A grande diferença deste instrumento em relação ao questionnaire e feedback é que as questões condicionadas, se não forem configurada em páginas separadas, fica visível porém bloqueado. Será desbloqueado para preenchimento se a condicionalidade for atendida. 


Para instalar esse plugin acesse o código em: https://github.com/kordan/moodle-mod_surveypro


Para mais detalhes, segue documentação: 

https://github.com/kordan/moodle-mod_surveypro 

survey (quiz behaviour)

Trata-se de um sub plugin do questionário (quiz) que define o comportamento das questões. Isso significa que quando um questionário for configurado como survey no comportamento das questões, o formulário do questionário se torna uma enquete. 


A ideia desse plugin é aproveitar do aparado da estrutura do questionário para criar enquete. Quando se define questionário como enquete, a nota não é computada. Apenas se atribui a nota máxima para quem responder o questionário. 


Algumas configurações serão necessária. Configurar comportamento das questões como survey. Além disso, desabilitar todas as configurações do feedback. 


A limitação é que o banco de questões requer configuração do gabarito e peso.  O uso do quiz como enquete só faz sentido se as questões tanto para aplicado para prova / avaliação sejam as mesmas para enquete. 


Para fazer download desse plugin, acesse o link: https://moodle.org/plugins/qbehaviour_survey


Para instalar, descompacte as pesta do plugin e  coloque em MOODLE_DIR_INSTALL//question/behaviour